2ª edição do Tributo Asbia será nesta quinta-feira

Durante a cerimônia, Associação inaugura Laboratório de Análise Sêmen ASBIA

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) promove no dia 05 de maio a partir das 17h na sede da Associação, localizada no Parque Fernando Costa em Uberada (MG), 2ª edição do Tributo Asbia. Neste ano, a diretoria irá homenagear o Andrologista do Ano e inaugurar o Laboratório de Análise Sêmen ASBIA – IVP Tec, com homenagem ao Dr. João Floriano Casagrande.

Concorrem ao prêmio de Andrologista do Ano, o gerente de produção da ABS Pecplan, Dr. Fernando Vilela Vieira, a médica veterinária e consultora técnica, Dra. Lúcia Helena Rodrigues, e o Dr. Luis Alfredo Garcia Deragon da Central Alta Genetics do Brasil. Dr. Fernando Vilela Vieira tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Dra. Lúcia Helena Rodrigues é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Também pela Unesp, é Mestre e Doutora em Medicina Veterinária com ênfase em Reprodução Animal. Dr. Luis Alfredo Garcia Deragon possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária das Faculdades Unidas de Bagé, especialização em  Clínica Médica Veterinária pela mesma faculdade e mestrado em Sanidade Animal pela Universidade Federal de Pelotas.

Durante o evento, será inaugurado o Laboratório de Análise Sêmen ASBIA – IVP Tec, com homenagem ao Dr. João Floriano Casagrande. De acordo com o presidente da entidade, Carlos Vivacqua, o fato de existirem inúmeros laboratórios espalhados pelo Brasil, utilizando diferentes equipamentos e critérios de análise, dificulta uma avaliação mais precisa sobre a qualidade do sêmen para ser utilizado nos programas de Inseminação Artificial (IA). “Nosso objetivo é estabelecer um padrão que traga segurança ao criador caso necessite fazer um segundo check no sêmen e que sirva de orientação para o mercado”, diz Vivacqua.

Para o presidente da Asbia, a aferição padronizada da qualidade do sêmen a ser empregada na IA pode ajudar a desfazer uma distorção no mercado, que criou um “hábito indevido” de realizar análises de sêmen antes de seu uso na IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo. “Ainda não existe tecnologia no mundo capaz de identificar bons reprodutores para IATF”, através de análises laboratoriais prévias. Segundo Vivacqua, mesmo que as análises a serem feitas pelo novo laboratório não forneçam essa informação, o criador terá uma garantia de qualidade na análise da fertilidade do sêmen, o que lhe permitirá fazer uma “projeção” mais segura para o uso do sêmen na IATF.

O evento criado no ano passado para comemorar os 40 anos de história da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, conta com prêmio de reconhecimento para destacar aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da inseminação artificial no Brasil, desde a década de 70. Em 2015, Luis Carlos da Veiga Soares recebeu o Prêmio Asbia de Patrono da Inseminação Artificial no Brasil.

A cerimônia terá o comando do presidente da Asbia, Carlos Vivacqua Carneiro da Luz, e toda a sua diretoria.

Sobre a Asbia

A Asbia é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em novembro de 1974 para congregar as empresas que se dedicam ao fomento da pecuária no setor da produção e distribuição de sêmen, materiais e equipamentos de uso na inseminação artificial e de outros produtos ligados à reprodução animal.

A entidade tem como objetivos principais difundir e fomentar o uso da inseminação artificial através da promoção e divulgação da técnica e de implementar campanhas promocionais para melhoria da tecnologia da inseminação artificial.

20150915_083457

WebConvite Impresso Tributo Asbia 2015

Serviço:

Tributo Asbia

Data: 05 de maio de 2016

Horário: a partir das 17h

Local: Sede Asbia – Parque Fernando Costa – Uberaba (MG)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com