2ª etapa Simpósios DSM de Confinamento

A Tortuga®, marca da DSM de suplementos nutricionais para bovinos, equídeos e pequenos ruminantes, marcou a segunda etapa do ciclo de Simpósios DSM de Confinamento 2020 para o dia 15 de abril, às 19h. Realizado esse ano em formato online, via webinar (link para acesso), o evento tem a presença da equipe da área de Ruminantes da DSM e especialistas reconhecidos da pecuária brasileiras. As outras duas etapas estão marcadas para os dias 22 e 29 de abril, sempre com o desafio de levar informações técnicas e de mercado para pecuaristas, consultores e confinadores, auxiliando-os principalmente no processo de planejamento antes de fechar os animais para a engorda com o máximo desempenho zootécnico e, consequentemente, os mais altos índices de produtividade e rentabilidade.

Nessa etapa, o ponto alto será a participação do diretor global de inovações da área de Ruminantes da DSM, Luis Fernando Tamassia, que tratará uma abordagem sobre os resultados da aplicação de tecnologias eficientes na dieta dos bovinos confinados sobre os índices zootécnicos dos animais e, consequentemente, sobre a rentabilidade dos produtores. Do portfólio da marca Tortuga®, destaque para a linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, que geram, em média, uma arroba a mais por bovino confinado, e para a nova tecnologia Hy-D®, lançada em março, que é um metabólito específico de vitamina D3 que garante uma absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais, elevando ainda mais resultados do confinamento.
O terceiro encontro, em 22 de abril, terá a participação do prof. dr. Mario Arrigoni, do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp / Botucatu, SP). E a última etapa, em 29 de abril, será marcado pela participação do gerente técnico nacional de Confinamento da DSM, Hugo Cunha.
Tecnologia comprovada no confinamento
Além de apresentar os cenários e os desafios que devem ser levados em consideração no planejamento do confinamento este ano, os participantes poderão conhecer os resultados da aplicação das tecnologias da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™ e o recente lançamento Hy-D®. Para isso, os especialistas da companhia apresentarão o resultado do Tour DSM de Confinamento, que envolve a análise dos índices zootécnicos dos bovinos em confinamento e que comprovou gerar, em média, uma arroba a mais por animal confinado, além de encurtar o ciclo da pecuária. “Com o ganho adicional de uma arroba a mais por bovino, o pecuarista tem como resultado o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, contabiliza Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da DSM.
Mas, além do ganho de peso adicional, outros benefícios comprovados pela aplicação das tecnologias da marca na dieta dos bovinos confinados, citados por Baruselli, são: eficiência alimentar, sem registro de problemas digestivos, gastrointestinais ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose.
E, sobre o uso do novo Hy-D® em sistemas de confinamento, Hugo Cunha destaca a produção de carne bovina de alta qualidade e em quantidade, com benefícios em termos de ganho de peso e rendimento de carcaça. “Pesquisas realizadas com Hy-D® indicam aumento do ganho de peso diário de 8% junto com os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com Crina® e RumiStarTM”, comenta Cunha, que completa: “É mais lucro para o confinador”.
AGENDA SIMPÓSIOS DSM DE CONFINAMENTO 2020
15/4: Luis Fernando Tamassia (DSM)
22/4: Mario Arrigoni (UNESP/Botucatu)
29/4: Hugo Cunha (DSM)