ABC homenageia Fernando P. Cardoso

A Associação Brasileira de Criadores, de São Paulo, comemorou seus 89 anos na noite de segunda-feira, 7,  homenageando Fernando Penteado Cardoso, 12 anos mais velho que ela, como personalidade do ano. Lépido no andar e mais do que à vontade na fala, o agrônomo que fundou a Manah na década de 40 do século passado começou seu agradecimento reiterando uma dúvida já expressa em outras homenagens: se elas são um tributo ao seu passado ou à sua longevidade, que já bateu nos 101 anos e pela qual declara não ter méritos.

Fernando Penteado também brincou que não tem futuro, só passado, e que no passado sempre se destacou pelo trabalho em favor da fertilidade do solo, que não era o que justificaria a homenagem pela entidade de criadores. Mas contou que a paixão pela pecuária também sempre existiu, desde o período de criança na fazenda da avó, até se acentuar a partir dos anos de 1970, quando a Manah comprou fazenda na Amazônia, povoada com Nelore, e depois na Fazenda Mundo Novo, de Brotas, SP, que marcou o início de importante contribuição para a raça com o resgate e seleção da linhagem Lemgruber, baseada nas importações pioneiras de Nelore no século XIX.

A seleção do Nelore Lemgruber da Mundo Novo está hoje na fazenda de Uberaba, tocada pelo filho Eduardo, enquanto o homenageado se satisfaz com outra fazenda em Mogi Mirim, SP, onde, como disse no final do discurso, “a cana cuida do banco e o gado, dos meus olhos”.

Outros homenageados
Presidida por Luis Alberto Moreira Ferreira desde 2001, a ABC também homenageou este ano o Prof. Dr. Moacyr Corsi, da Esalq – USP, como Destaque Ensino/Pesquisa; Bento Abreu Sodré de Carvalho Mineiro, Fazendas Sant’Anna, de Rancharia, SP, como Destaque Pecuária de Corte; Carlos Alberto Passeti de Souza, da Fazenda Colorado, Araras, SP, Destaque Pecuária Leiteira; Bruno Blecher, revista Globo Rural, Destaque Mídia, e Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, como Destaque Associativismo. O Prof. Dr. Antonio Roque Dechen, da Esalq e Presidente da Fundação Agrisus, recebeu o diploma de Sócio Emérito da ABC.

Também foi lançado na cerimônia o livro fartamente ilustrado que narra a história da Associação Brasileira dos Criadores desde sua fundação em 1926.

Fonte: Portal DBO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com