ABCZ e Embrapa lançam parceria Genoma nesta sexta-feira

Lançamento será no Parque Fernando Costa, durante ExpoGenética 

A sexta-feira (25) será marcada por uma grande novidade para a pecuária nacional: o lançamento oficial do Projeto Genoma das raças zebuínas. O anúncio de parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Embrapa será feito em cerimônia no Parque Fernando Costa, durante a ExpoGenética, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

“Será um divisor de águas para a pecuária nacional, sem dúvidas. Estamos entrando efetivamente na Era Genômica, o que significa mais eficiência para uma seleção genética mais precisa e veloz”, informa o Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Valdecir Marin Júnior, diretor Técnico da ABCZ, comenta que, pela parceria, a Embrapa irá ceder seu banco genômico para que a Associação possa utilizá-lo no processamento das avaliações dentro do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). “A velocidade e a precisão da nossa seleção serão ainda maiores”, comemora.

Os detalhes serão divulgados pela equipe técnica a partir das 9h da manhã no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa. Na mesma solenidade, serão anunciadas a classificação final dos touros do PNAT 2017 e a  melhor matriz do Concurso Cláudio Sabino. Além disso, será entregue o Mérito ExpoGenética ABCZ a quatro personalidades que contribuem para o melhoramento genético do rebanho brasileiro.

Vale lembrar que essa 10ª edição da ExpoGenética também foi palco do lançamento da Marca do PMGZ. Os melhores animais avaliados no Programa receberam a marcação.

Quanto à movimentação financeira, a ExpoGenética também está surpreendendo o mercado. Os cinco primeiros leilões realizados movimentaram mais de R$8,48 milhões. O volume total registrado até agora nos remates este ano supera em mais de 16% o montante arrecadado nos cinco primeiros leilões da programação da ExpoGenética de 2016.

 Fim de semana será de atrações para a população no Parque Fernando Costa

Com praça de alimentação, parquinho e distribuição de pipoca, ExpoGenética recebe comunidade

Em função da ExpoGenética, o público no Parque Fernando Costa promete ser maior neste fim de semana. Afinal, uma praça de alimentação e parque de diversões foram montados ao lado do Museu do Zebu para receber a população.

Além disso, como conta o diretor de Relações Públicas da entidade, Fabiano Mendonça, neste sábado (26) haverá distribuição gratuita de pipoca para população. “Sem deixar o foco técnico da feira, queremos a comunidade participando da ExpoGenética”, comenta.

Além das barracas de alimentação, montadas especialmente para essa temporada de exposição, o Parque conta com três restaurantes – Cupim Grill, Fogão da Roça e Kiosk do Armazém do Boi, que ficam abertos o ano inteiro.

Movimento o dia todo. O Parque Fernando Costa ganhou uma academia na última terça-feira (22). A estrutura irá ampliar as opções de lazer para a população. O empreendimento, uma parceria da ABCZ com o Laboratório Sabin, poderá ser utilizado todos os dias. O novo espaço funciona ao lado do parquinho – também inaugurado este ano e que já recebe intensa movimentação de crianças.