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ABCZ | Fred Mendes apresenta plano gestor

Em suas viagens de campanha, Frederico Cunha Mendes, da Chapa ABCZ Unida, que já passou por vários estados brasileiros, recebeu várias manifestações de carinho e apoio. Pecuaristas das mais distintas localidades descrevem-no como uma liderança jovem, capaz de gerir a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) com a seriedade que ela exige. Seu próximo encontro será de 22 a 27 de fevereiro, durante a Expoinel Minas, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Na última semana, o candidato passou por Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará, ouvindo as demandas dos associados, premissas essas que são realidade na gestão atual e base para seu plano de trabalho. “Conheci Fred em sua passagem por João Pessoa e fiquei muito satisfeito com suas propostas. É um rapaz muito competente, conhecedor profundo das necessidades da ABCZ”, disse o nelorista José Rômulo Moura, associado à ABCZ há três décadas.

A participação de Fred Mendes na Expoinel Minas, organizada pela Associação Mineira dos Criadores de Nelore, será estratégica. O evento deve reunir mais de 1.000 animais em julgamento e selecionadores de vários estados, presença que ganha reforço com a promoção de cinco leilões oficiais. A região Sudeste, em especial o Estado de Minas Gerais, reúne cerca de 50% dos sócio-pecuaristas da entidade.

Sobre o candidato – Fred Mendes, 46 anos, nasceu em Uberaba (MG), e acumula uma bagagem profissional de mais de 20 anos de contribuições à ABCZ. É Neto do lendário pecuarista Torres Homem Rodrigues da Cunha e filho de José Olavo Borges Mendes, que presidiu a entidade em três gestões.

Formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem Pós-Graduação em Reprodução Animal pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá, e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É pecuarista e empresário bem-sucedido na área reprodutiva, sendo pioneiro no domínio da técnica de transferência de embriões e no uso da ultrassonografia aplicada à reprodução animal nas feiras de gado promovidas no Parque Fernando Costa.

Bem posicionado em relação às diretrizes necessárias para que a ABCZ continue evoluindo e acompanhando as necessidades de mercado, as propostas de Fred se sustentam em cinco pilares principais:

Melhoria Contínua da Prestação de Serviços – A meta é reduzir custos aos associados e aperfeiçoar os serviços já prestados. As formas de fazer isso é desburocratizando, dentro do possível, as regras do Serviço de Registro Genealógico, especialmente no que tange ao exame de DNA; desengessando o procedimento de comunicações e otimizando os processos vigentes, como já acontece com os criadores participantes do PMGZ, que passam a contar com acasalamentos gratuitos das matrizes inscritas no programa. Fred foi responsável por rodar o programa internamente e agora tem como meta capacitar os 105 técnicos para ofereçam assistência técnica total aos associados.

Representação e Participação Política – A ABCZ ganhou força e respeito com o passar das décadas, exercendo papel primordial junto à defesa da classe pecuarista e por que não dizer de todos os produtores rurais. É conselheira e interveniente na elaboração de políticas públicas que envolvam o setor e determinante quando na defesa da carne brasileira. Isso possível graças a parcerias com outras entidades-irmãs, às cadeiras que possui na Câmara Setorial da Carne Bovina, na Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) e no Instituto Pensar Agro (IPA), que transmite ao Congresso Nacional a demanda do setor, através de suporte em iniciativas da Frente Parlamentar do Agronegócio.

Inserção de Gestão Empresarial – A entidade máxima do zebu nada mais é hoje que uma empresa de grande porte. Por este motivo, além da necessidade de se fazer mais com menos, aprimorar os serviços prestados e reduzir os custos dos associados, a gestão deve ser conduzida de forma igualmente profissional, algo já realizado e que será levado adiante. Um bom exemplo está no gerenciamento das finanças da ABCZ, com a implantação de uma “Central de Custos”, com cada receita aplicada no próprio departamento que a gerou. “Eu explico: dinheiro advindo do PMGZ será investido no próprio programa, assim como a receita com registros serão destinadas à melhoria do Serviço de Registro Genealógico e assim sucessivamente”, esclarece Fred. Além disso, o software de gestão da ABCZ – o Produz – passará por inovações e, da mesma forma que os técnicos de campo, passará a atender os associados em assuntos extra-genética (sanidade, nutrição, manejo e adubação de pastagens).

Otimização da Infraestrutura – ABCZ, ao longo das últimas gestões, dotou o Parque Fernando Costa de uma completa estrutura para realização de eventos de promoção do zebu. Adquiriu a Estância Orestinho (OT), uma área com 70 hectares onde são desenvolvidos pesquisas e eventos voltados à inovação, transferência de tecnologia e treinamentos para associados. “Pretendemos oferecer aos associados e seus colaboradores cursos gratuitos e presenciais sobre manejo e adubação de pastagens, sanidade, reprodução, nutrição e bem-estar animal”, informa Fred.

Melhoria da Comunicação em Todas as Frentes – A ABCZ percorre o país e ouve sistematicamente os associados através de reuniões, encontros, eventos, meios eletrônicos, ouvidoria e pesquisas. Faz das críticas e sugestões uma ferramenta de melhoria contínua. A associação recebeu reclamações quanto à impossibilidade de consulta às datas de comunicação das cobrições. Essa questão já foi resolvida, da mesma forma que se tornou possível conferir e corrigir informações pendentes que necessitariam de um atendimento extra.

Essas são apenas algumas das propostas de Fred, que podem ser acessadas na íntegra no hotsite www.fredpresidenteabcz.com.br.

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