ABCZ | Fred Mendes apresenta plano gestor

Em suas viagens de campanha, Frederico Cunha Mendes, da Chapa ABCZ Unida, que já passou por vários estados brasileiros, recebeu várias manifestações de carinho e apoio. Pecuaristas das mais distintas localidades descrevem-no como uma liderança jovem, capaz de gerir a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) com a seriedade que ela exige. Seu próximo encontro será de 22 a 27 de fevereiro, durante a Expoinel Minas, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Na última semana, o candidato passou por Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará, ouvindo as demandas dos associados, premissas essas que são realidade na gestão atual e base para seu plano de trabalho. “Conheci Fred em sua passagem por João Pessoa e fiquei muito satisfeito com suas propostas. É um rapaz muito competente, conhecedor profundo das necessidades da ABCZ”, disse o nelorista José Rômulo Moura, associado à ABCZ há três décadas.

A participação de Fred Mendes na Expoinel Minas, organizada pela Associação Mineira dos Criadores de Nelore, será estratégica. O evento deve reunir mais de 1.000 animais em julgamento e selecionadores de vários estados, presença que ganha reforço com a promoção de cinco leilões oficiais. A região Sudeste, em especial o Estado de Minas Gerais, reúne cerca de 50% dos sócio-pecuaristas da entidade.

Sobre o candidato – Fred Mendes, 46 anos, nasceu em Uberaba (MG), e acumula uma bagagem profissional de mais de 20 anos de contribuições à ABCZ. É Neto do lendário pecuarista Torres Homem Rodrigues da Cunha e filho de José Olavo Borges Mendes, que presidiu a entidade em três gestões.

Formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem Pós-Graduação em Reprodução Animal pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá, e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É pecuarista e empresário bem-sucedido na área reprodutiva, sendo pioneiro no domínio da técnica de transferência de embriões e no uso da ultrassonografia aplicada à reprodução animal nas feiras de gado promovidas no Parque Fernando Costa.

Bem posicionado em relação às diretrizes necessárias para que a ABCZ continue evoluindo e acompanhando as necessidades de mercado, as propostas de Fred se sustentam em cinco pilares principais:

Melhoria Contínua da Prestação de Serviços – A meta é reduzir custos aos associados e aperfeiçoar os serviços já prestados. As formas de fazer isso é desburocratizando, dentro do possível, as regras do Serviço de Registro Genealógico, especialmente no que tange ao exame de DNA; desengessando o procedimento de comunicações e otimizando os processos vigentes, como já acontece com os criadores participantes do PMGZ, que passam a contar com acasalamentos gratuitos das matrizes inscritas no programa. Fred foi responsável por rodar o programa internamente e agora tem como meta capacitar os 105 técnicos para ofereçam assistência técnica total aos associados.

Representação e Participação Política – A ABCZ ganhou força e respeito com o passar das décadas, exercendo papel primordial junto à defesa da classe pecuarista e por que não dizer de todos os produtores rurais. É conselheira e interveniente na elaboração de políticas públicas que envolvam o setor e determinante quando na defesa da carne brasileira. Isso possível graças a parcerias com outras entidades-irmãs, às cadeiras que possui na Câmara Setorial da Carne Bovina, na Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) e no Instituto Pensar Agro (IPA), que transmite ao Congresso Nacional a demanda do setor, através de suporte em iniciativas da Frente Parlamentar do Agronegócio.

Inserção de Gestão Empresarial – A entidade máxima do zebu nada mais é hoje que uma empresa de grande porte. Por este motivo, além da necessidade de se fazer mais com menos, aprimorar os serviços prestados e reduzir os custos dos associados, a gestão deve ser conduzida de forma igualmente profissional, algo já realizado e que será levado adiante. Um bom exemplo está no gerenciamento das finanças da ABCZ, com a implantação de uma “Central de Custos”, com cada receita aplicada no próprio departamento que a gerou. “Eu explico: dinheiro advindo do PMGZ será investido no próprio programa, assim como a receita com registros serão destinadas à melhoria do Serviço de Registro Genealógico e assim sucessivamente”, esclarece Fred. Além disso, o software de gestão da ABCZ – o Produz – passará por inovações e, da mesma forma que os técnicos de campo, passará a atender os associados em assuntos extra-genética (sanidade, nutrição, manejo e adubação de pastagens).

Otimização da Infraestrutura – ABCZ, ao longo das últimas gestões, dotou o Parque Fernando Costa de uma completa estrutura para realização de eventos de promoção do zebu. Adquiriu a Estância Orestinho (OT), uma área com 70 hectares onde são desenvolvidos pesquisas e eventos voltados à inovação, transferência de tecnologia e treinamentos para associados. “Pretendemos oferecer aos associados e seus colaboradores cursos gratuitos e presenciais sobre manejo e adubação de pastagens, sanidade, reprodução, nutrição e bem-estar animal”, informa Fred.

Melhoria da Comunicação em Todas as Frentes – A ABCZ percorre o país e ouve sistematicamente os associados através de reuniões, encontros, eventos, meios eletrônicos, ouvidoria e pesquisas. Faz das críticas e sugestões uma ferramenta de melhoria contínua. A associação recebeu reclamações quanto à impossibilidade de consulta às datas de comunicação das cobrições. Essa questão já foi resolvida, da mesma forma que se tornou possível conferir e corrigir informações pendentes que necessitariam de um atendimento extra.

Essas são apenas algumas das propostas de Fred, que podem ser acessadas na íntegra no hotsite www.fredpresidenteabcz.com.br.

Acompanhe também nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/fredpresidente

Instagram: instagram.com/fredpresidente

Twitter: twitter.com/fredpresidente

Youtube: Fred Mendes

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Pec Press® – Imprensa Agropecuária
Adilson Rodrigues – Jornalista Responsável (Mtb 52.769)
Robson Rodrigues – Coordenação
Telefone: (11) 9-8642-8773
adilson@pecpress.com.brrobson@pecpress.com.br

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com