ABCZ vai receber Tributo ASBIA 2019!

A quinta edição do prêmio “Tributo ASBIA” homenageará a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) pelos seus 100 anos de atuação em prol do melhoramento genético das raças zebuínas. O anúncio foi feito hoje (18) pelo presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) Sérgio Saud em visita à sede da ABCZ.

“Estamos muito felizes e honrados com a homenagem. A Asbia é uma entidade muito séria e respeitada, representando um setor fundamental nesta evolução do Zebu brasileiro, que é o de tecnologias artificiais de reprodução”, comemorou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Durante o encontro na manhã de hoje, Sérgio Saud destacou a importância da ABCZ e a escolha da entidade para recebimento do prêmio. “Nada mais apropriado do que homenagear a entidade que representa todo o avanço que a genética zebuína teve nos últimos anos. A diretoria da Asbia escolheu homenagear a ABCZ como entidade do setor que fomenta o uso da pecuária, da genética zebuína, no Brasil e no mundo. Esse reconhecimento é amplo, não só pelo centenário em si, mas também por tudo que a ABCZ ofereceu para a pecuária brasileira ao longo de todos esses anos”, afirmou.

O Gerente Executivo. Carlos Vivacqua, ex-presidente da ASBIA, acompanhou a reunião e também enfatizou o reconhecimento deste século de história da ABCZ e sua real contribuição para o crescimento do Brasil. “Ao longo desses 100 anos, foi feito um trabalho enorme, culminando com o PMGZ, o maior programa de melhoramento genético do Brasil. O nosso país é o maior exportador de carne bovina do mundo e, obviamente, o sucesso desse grande exportador carrega muito do melhoramento genético e, consequentemente, inseminação”, afirmou.

A homenagem será entregue à entidade durante a cerimônia do Mérito ABCZ, que será realizada no dia 3 de maio no Centro de Eventos Rômulo Kardec.

Criado em 2015, o Tributo ASBIA homenageia a cada ano um profissional ou entidade que contribui para o avanço do setor de genética. A ASBIA representa 95% do mercado brasileiro de Inseminação Artificial. A entidade conta com cerca de 30 associados, entre empresas de inseminação artificial, de produção de embriões, de nutrição e as principais associações de raça, além de laboratórios envolvidos na área de reprodução bovina.