Abertura do Zootec 2017 reúne toda a cadeia da zootecnia

A abertura do XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia – Zootec 2017, em Santos (SP), reuniu cerca de 1500 estudantes, docentes, profissionais e lideranças do setor agropecuário na noite da última segunda- feira (22).

O presidente da Comissão Organizadora do Zootec 2017, Celso Carrer, da FZEA-USP, falou sobre as dificuldades de se realizar o Congresso durante a severa crise político-econômica que o país atravessa.

“Os últimos seis meses, especialmente, foram muito difíceis para o Brasil. E fazer um evento do porte do Zootec em meio a tantas crises não foi fácil. Fico muito feliz em ver que, mesmo com essas dificuldades, conseguimos produzir um evento tão bonito e que fortalece tanto o cenário da nossa profissão”, disse Celso Carrer.

Célia Carrer, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), destacou o trabalho dos membros da comissão organizadora, que “ofertaram seu trabalho voluntário e dedicado para a realização do Congresso.”

Para ela, o profissional de zootecnia está preparado para ajudar o país a enfrentar o desafio de aumentar a oferta mundial de alimentos, com respeito ao bem-estar animal e ao meio ambiente. “O trabalho do zootecnista é uma luz brilhante no meio de um cenário de caos instalado no país”, disse Celia Carrer.

A coordenadora do curso de Zootecnia da Unoeste, Ana Claudia Ambiel, vice-presidente da Comissão Organizadora do Zootec 2017, comemorou a presença de congressistas de todas as regiões do país. “É importante que, principalmente os acadêmicos, aproveitem cada minuto no Zootec. É um momento único, que discute assuntos importantes com as mentes mais brilhantes da nossa área”, afirmou.

O secretário de meio ambiente de Santos-SP, Marcos Libório, lembrou que o principal desafio do novo profissional de zootecnia é atuar dentro do tripé da sustentabilidade.

O primeiro dia do XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec) 2017 chegou ao fim com a entrega das premiações: Estudante DEZ para Gabriel Menegazzi da Conceição, Zootecnista Educador para Paulo Roberto Nogara Rorato, e o Zootecnista do Ano para Marinaldo Ribeiro. Eles receberam os prêmios de destaque oferecidos pela ABZ.

Práticas pedagógicas

Ainda na segunda-feira (22) o Zootec sediou a XXII Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, encontro que já é tradicional no congresso e que reúne coordenadores de ensino de todo o Brasil.

De acordo com Ana Cláudia Ambiel, a reunião de ensino é importante, principalmente, pelo seu enfoque nos assuntos mais atuais voltados para práticas pedagógicas.

“Nós focamos em debater assuntos que possam afetar positivamente a forma que os professores dão aula. São discutidas situações que muitos professores vivem e que, as vezes por falta de tempo, não podem pensar a respeito”.

O primeiro dia de evento, também, contou com a palestra magna “Programa Ideas for Zootec: inovação e empreendedorismo”. Simultaneamente, aconteceram apresentações orais de trabalhos aprovados no congresso deste ano, além do XIII Fórum de Estudantes de Zootecnia, Oficina de Ovinocultura da ASPACO e realização de workshops.

Outro destaque foi o Curso de cortes especiais oferecido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) com o mestre parrillero argentino Daniel Mansour.

Sobre o Zootec 2017

Com o tema central: “Inovação e Empreendedorismo para o Agronegócio Pecuário”, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a Universidade de São Paulo (USP) por intermédio da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) promovem, de 22 a 24 de maio de 2017, o XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2017, o maior e mais completo evento do setor no Brasil.

O ZOOTEC reúne empresários, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação das ciências agrárias empenhados no desenvolvimento de potencialidades no campo do complexo agroindustrial, com enfoque nas cadeias que envolvam produtos e serviços voltados para a produção animal.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 9.8839.1991 – renato@publique.com – com Renato Ponzio
(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com