ANDAV realiza evento sobre Zoneamento Agrícola

O método de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) foi desenvolvido pela Embrapa e parceiros, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O seu objetivo é proporcionar a indicação de datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares, de forma a evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas.

A tecnologia constitui-se, portanto, em uma ferramenta crucial para o apoio à tomada de decisão para o planejamento e a execução de atividades agrícolas, para políticas públicas e, notadamente, à seguridade agrícola.

O debate sobre Zoneamento Agrícola de Risco Climático para Análise de Crédito vai ser realizado no próximo dia 19 de junho, uma sexta-feira, a partir das duas da tarde,  horário de Brasília.

Neste evento online, a ANDAV convidou o coordenador-geral de Risco Agropecuário do MAPA, Hugo Borges Rodrigues, para explicar como o ZARC indica as datas de plantio em que há menor risco de frustração de safra e como orienta o produtor e o agente financiador sobre as épocas e regiões mais adequadas para se plantar, gerando maior segurança.

O link será enviado para o e-mail dos inscritos. Mais informações pelo número (19) 98149-8517.