“As Braseiras – Mulheres da Brasa Brasileiras”

Mulheres, que são referências do mundo da carne, criam grupo e lançam projeto de eventos pelo Brasil em 2017.

Mulheres que dominam muito bem o conhecimento sobre carnes e a arte de lidar com elas, com seu toque feminino e delicado. Estas são “As Braseiras – Mulheres da Brasa Brasileiras”, um movimento originado por um grupo de 11 mulheres – de diversas partes do Brasil – que vem mostrar que a relação com a carne e o fogo pode ser prazerosa, divertida e uma ótima profissão.

O grupo As Braseiras tem por objetivo difundir e valorizar o assado e outras elaborações com carne. Com os mais variados perfis, as participantes do grupo promoverão, ao longo de 2017, eventos em várias cidades, de norte a sul do Brasil, voltados para quem aprecia uma boa carne e que nesse ambiente descontraído poderão vivenciar novas experiências, trocar idéias e abordar temas de cultura, gastronomia do fogo e assuntos ligados ao universo feminino.

“Cada uma dessas mulheres do grupo, com seus mais variados perfis e histórias de vida, são referência no setor da carne e fazem toda a diferença ao agregar e compartilhar aprendizados. Todas serão madrinhas do Projeto em suas cidades e é este espírito agregador, leve e de descontração que as Braseiras querem oferecer”, ressalta Carolina Barretto, idealizadora do Projeto, profissional com grande experiência na indústria da carne no Brasil e na América do Sul.

Compõem o grupo As Braseiras: Tatiana Bassi, do Templo da Carne, em São Paulo (SP); Aline Marinho e Joana Angélica, do projeto itinerante Churras Delas, em São Paulo (SP); Ligia Karazawa, do Eataly, em São Paulo (SP); Ana Maria Graef Fornari, do Restaurante Vermelho Grill, de Campo Grande (MS); Tatiana Fornari Busato, do Restaurante Vermelho Grill, de Porto Alegre (RS) e Clarice Chawrtzmann, do projeto “A Churrasqueira”, também de Porto Alegre (RS); Elisabeth Schreiner e Sandra Carvalho, da Meat Shop Florianópolis (SC) e Caroline Barbosa, da marca Carne&Sabor, de Belém (PA).

O encontro de lançamento será realizado no dia 28 de novembro no Templo da Carne em São Paulo onde Tatiana Bassi receberá as participantes do grupo Braseiras.  Em 07 de fevereiro, Tatiana fará o primeiro evento do projeto, que nos seguintes meses acontecerá em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Belém (PA), com encerramento previsto com a participação de todas do grupo em São Paulo no final do ano.

Tatiana Bassi é referência quando se fala em mulher especialista em carne. Para ela, as Braseiras querem ajudar outras mulheres a descobrir que elas podem estar à frente da churrasqueira com muita propriedade e, ao mesmo tempo, sendo femininas.

“Este é um movimento super importante que vai reunir mulheres, cada uma a seu modo, que se especializaram em carne. Queremos mostrar que, mesmo em um universo que ainda é majoritariamente masculino, estamos conquistando o nosso espaço. Nós, mulheres, temos uma sensibilidade e uma percepção do fogo muito diferente da do homem”, assinala Tatiana, que completa: “Para mim, tudo é muito natural: o cheiro, a fumaça, a gordura, o manuseio da faca, pois fui criada nesse ambiente. Faço questão de ensinar outras meninas a experimentarem tudo isso e mostrar o quanto é libertador”, destaca.

Saiba mais sobre As Braseiras

Carolina Barretto, idealizadora do grupo As Braseiras, foi criada na roça e sempre foi fã do mundo rural, encantada com a produção animal e de grãos e a sua proximidade com a produção de alimentos. Formada em comunicação e marketing, se especializou em tecnologia de carnes e dedicou-se à indústria da carne no Brasil e America do Sul. Iniciou sua carreira no SIC – Serviço de Informação da Carne e seguiu carreira corporativa nos Frigorificos Independência, Marfrig e JBS, fazendo projetos de relacionamento entre pecuária e indústria. Em 2013, largou a cidade grande e começou a fazer consultoria de projetos sempre relacionada à qualidade de carne. Hoje, autônoma, se apresenta em nome da Ilumine-se, sua empresa de comunicação agro, marketing e relacionamento e divide seu tempo entre carne e  Equoterapia na Estância Tordilha em Indaiatuba, interior de São Paulo.

Tatiana Bassi – Templo da Carne – São Paulo

Acompanhando o pai, o Artesão da Carne Marcos Bassi, desde pequena, Tatiana Bassi foi treinada e incentivada por ele quando sentiu que ela também possuía sua vocação para a continuidade do negócio. Formada em Administração de Empresas e marketing pela UCLA, na Califórnia, Estados Unidos, Tatiana voltou para o Brasil e passou a trabalhar na empresa da família, o restaurante Templo da Carne, no bairro do Bexiga, em São Paulo, aberto em 1970.

Desde o falecimento do pai em 2013, Tatiana comanda o restaurante e realiza eventos interativos nos quais ensina mulheres a fazer churrasco com dicas práticas para escolher e comprar carnes, como cortar em porções, acompanhamentos feitos na brasa e os utensílios adequados. O curso, chamado de Meet & Grill – Tati Bassi, também é realizado para grupos sociais e corporativos.  De 2013 até setembro de 2016, Tatiana comandou com Chico Prado e Luis Megali um programa sobre carnes na Rádio Band de São Paulo todas as quartas-feiras.  Fez inúmeros vídeos especiais para o portal Uol sobre cortes de carne e é referência nas mais diferentes mídias. Nos últimos dois anos participou do evento Churrascada.

Ligia Karazawa – Eataly – São Paulo

A paulista Ligia Karazawa é a cabeça à frente do restaurante Brace no último andar do Eataly SP. É a chefe executiva desde a inauguração e comanda o restaurante italiano especializado em grelha. Comandou a cozinha do restaurante contemporâneo Clos de Tapas por quatro anos, fruto dos 14 anos de experiência da chefe na Europa, onde se formou pela Escola Hoffman-Arnadi de Hotelaria em Barcelona. Fez parte da equipe de casas estreladas pelo guia Michelin como Casa Marcial, Mugaritz e Can Fabes, e Mirazur, El Celler de Can Roca e El Bulli.

Aline Marinho e Joana Angélica – Churras Delas – São Paulo

Projeto itinerante de “Churrasco por Mulheres”, justamente para mostrar para o mundo que mulheres também são feras liderando um bom churrasco, seja ele feito na parrilla ou em um pit de defumação. Nascido de um hobby, hoje o Churras Delas já é especialista no que faz, tendo à frente do projeto Aline Marinho, que é Médica Veterinária e Joana Angélica, que é Zootecnista, ambas utilizando seus conhecimentos técnicos em carnes, prontas para preparar belos e suculentos cortes de carne. O diferencial da dupla está na personalidade e nos acompanhamentos delicados que preparam.

Tatiana Fornari Busato – Vermelho Grill – Porto Alegre

Gaúcha, residente em Arroio Grande (RS), filha de Ana e Clovis Fornari. Arquiteta de formação, participou da criação e projeto do Vermelho Grill desde o início, quando ainda estudava Arquitetura. Em 2007, já formada, projetou o primeiro Vermelho Grill Porto Alegre. Envolvida com a empresa familiar acabou se tornando gestora da casa por seis anos, cumprindo o desafio de manter o conceito em um mercado bastante exigente. Vieram os filhos e a mudança para a fazenda com o marido, o que consequentemente a afastou do dia a dia do restaurante. Mesmo longe, projetou o segundo endereço da casa em Porto Alegre e participa ativamente de todas as funções que dizem respeito à imagem e inovações do Vermelho Grill. Sua missão na empresa é manter sempre o conceito de aconchego e o cuidado com os detalhes que herdou da mãe.

Ana Maria Graef Fornari – Vermelho Grill – Campo Grande

Gaúcha, residente em Campo Grande (MS), fundou junto com seu marido Clóvis Fornari o Vermelho Grill Campo Grande, em 1999. Exerceu papel fundamental na idealização do conceito que ia na contramão das churrascarias tradicionais da época, criando um cardápio à la carte de cortes assados na brasa, transformando a churrasqueira em estrela principal do salão. Seu toque pessoal imprimiu desde o início o aconchego que é tão peculiar a casa, usando materiais naturais, rústicos e autossustentáveis em toda a composição arquitetônica, flores nas mesas, iluminação indireta e tantos outros detalhes femininos na montagem do salão. As paredes do Vermelho Grill Campo Grande contam histórias, todas elas vindas das vivências e raízes da “Dona” Ana e do “Seu” Clovis, como são chamados carinhosamente pelos colaboradores. Seu papel continua sendo o de cuidar dos detalhes e sua presença faz toda a diferença no dia a dia do restaurante.

Clarice Chawrtzmann – A Churrasqueira – Porto Alegre

Inspirada pela cultura gaúcha e a tradição familiar, a chef Clarice Chwartzmann aproxima as mulheres dos prazeres e da gastronomia do fogo em cursos, palestras e eventos comandados por ela desde 2014 à frente do projeto “A Churrasqueira”. Ela ensina desde como preparar o fogo até como conseguir o ponto certo de cada carne. A iniciativa foi ganhando adeptas pelo país e a cultura do churrasco se enriqueceu com a diversidade. Por ela já passaram cerca de 600 churrasqueiras. Foi uma das churrasqueiras do evento “A Ferro e Fogo”, na programação da Semana Mesa SP 2015. É membro do festival Churrascada e Embaixadora da Carne Certificada Hereford e da Coca-Cola. Já comandou o Festival Nacional Gastronômade Brasil – Etapa RS e coleciona participações em programas de TV, como

Master Chefs Brasil (Band), Saia Justa (GNT), Mais Você (Globo), Programa Hora do Faro (Record) e BBQ Brasil (SBT).

Sandra Carvalho – Meat Shop – Florianópolis

Zootecnista formada pela Unesp de Botucatu (SP), com doutorado em tecnologia de carnes, ministrou aulas em qualidade de carnes e tipificação de carcaças e promoveu cursos de cortes de carnes, qualidade da carne, análise sensorial, boas práticas de fabricação e controle de processos indústrias. Possui especialização em gastronomia e é sommelier pela Associação Brasileira de Sommelier. Possui experiência como consultora na área de eventos e restaurantes e coordenou o curso de gastronomia do Ceunsp – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, de Itu (SP), por cinco anos. Atualmente é professora chefe do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina e sócia e consultora da Meat Shop em Florianópolis.

Elisabeth Schreiner – Meat Shop – Florianópolis

Nasceu em Santa Cruz do Sul (RS), é Médica Veterinária, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante os seis primeiros anos de sua carreira profissional prestou serviços para empresas agropecuárias, frigoríficos, pecuaristas e supermercados, acumulando experiências para, finalmente, ter segurança e dedicar-se ao próprio negócio. Experiências profissionais e cursos no Uruguai, Argentina e Europa lhe proporcionaram uma visão mais ampla da cadeia produtiva da carne. Conheceu de perto, naqueles países, a produção dos cortes, desde o abate até a comercialização nos pontos de venda e, posteriormente, como “Maestra Assadora” o preparo nos restaurantes. Conhecimento e muita prática formaram o alicerce para a criação da Meat Shop Boutique de Carnes e Restaurante, em Florianópolis (SC). Atualmente, Beth dedica-se à administração da Boutique de Carnes e do Restaurante e transmite seus conhecimentos através de cursos de churrasco, cortes, formas de preparo, palestras sobre qualidade de carne e consultorias.

Caroline Barbosa – Carne & Sabor – Belém do Pará

Nascida e criada no Pará e com ‘sangue mineiro’, Carol é uma das principais figuras do ramo açougueiro do Norte do Brasil. Criada na fazenda do pai e dos avós, sempre teve fascinação pela forma que sua família lidava com os ofícios rurais. A família, pioneira no ramo da pecuária, herda um sobrenome tradicional no trabalho com o gado no Pará.

Foi com esse DNA que ela estacionou a profissão de advogada para liderar os negócios da família, tornando-se posteriormente empresária e empreendedora, dona da marca Carne & Sabor. Carol se classifica como artesã da carne, açougueira e responsável pelo trabalho feito nas carnes do seu empreendimento. Ela vem se destacando pela qualidade no produto e trabalho oferecido na expansão gastronômica de Belém do Pará, aliados a diversas parcerias de sucesso. Agora está se envolvendo no trabalho de cruzamento e melhorias de raças.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com