Braford é sucesso no campo e na grelha

5d2ba026-8248-4495-845f-e99c4808ffeb

Raça será uma das atrações de festival carnívoro no Mato Grosso

O Grupo Bom Futuro, um dos maiores produtores de grãos do Brasil, sedia, no dia 11 de fevereiro, a primeira edição do festival ‘Barba, Grelha e Bigode’, espécie de “open food carnívoro” que ofertará 20 tipos de cortes como Wagyu (considerada ‘a melhor carne do mundo’), brisket, dry aged, t-bone, costela de tira, picanha, entre outros.

A ideia é do fotógrafo e chef Thiago Suíço, que há um ano criou a marca para comercializar cortes diferenciados de carne, hambúrgueres e lanches em geral. Segundo ele, serão vinte estandes, comandados por chefs diferentes.

Em um evento que a carne é destaque absoluto, a escolha dos animais mereceu atenção especial. Novilhas Braford (tricross), cruzamento de meio sangue Angus e Nelore; Wagyu, cruzamento de meia sangue Angus e Nelore (ambas geridas na Bom Futuro) e novilhas Senepol, da Fazenda da Conquista foram as selecionadas.

“Escolhemos estes animais, principalmente os de cruzamento, porque é a forma de conseguir atingir o marmoreio esperado, garantindo sabor e maciez da carne”, conta Dayla Mayra Scheffer, uma das promotoras do evento.

Braford, destaque no Centro-Oeste

Fornecedor de genética Braford para a Bom Futuro através dos touros Capataz e Tipo, o Grupo Pitangueira atua há mais de 30 anos na seleção da raça na cidade de Itaqui, município gaúcho na divisa entre Brasil e Argentina.

Cruzamento do britânico Hereford com o zebuíno Nelore, o Braford vem ganhando espaço no Centro-Oeste brasileiro. A representatividade no rebanho total da raça ainda é pequena, mas criadores e especialistas na raça acreditam no potencial de adaptação e de desenvolvimento dos planteis na região.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford (ABHB), em 2015, eram contabilizados 300 mil animais Braford registrados (aqueles que são utilizados na seleção e melhoramento) no Brasil. Nos estados do Centro-Oeste, eram 25 mil.

“A procura pelo Braford está muito grande. Os pecuaristas estão investindo forte. A retomada dos negócios é gigante de dezembro pra cá e no mês de janeiro batemos todos os recordes de vendas. A raça está em ascensão e os bezerros com sangue Braford tem proporcionado boa rentabilidade aos produtores junto aos frigoríficos”, avalia o diretor do Grupo Pitangueira, Eduardo Terra Peixoto.

O Grupo Pitangueira, conduzido por Pedro Monteiro Lopes, conquistou por 10 anos consecutivos o título de Melhor Criadores do Ranking Nacional da raça.

O Festival Barba, Grelha e Bigode espera receber 2 mil pessoas no dia 11 de fevereiro, das 13h às 23h, na sede do Grupo Bom Futuro, em Cuiabá (MT).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com