Brahman a campo desperta atenção

Exemplares da raça Brahman já chegaram ao Parque Fernando Costa onde acontece até o próximo dia 27, a 11ª edição da ExpoBrahman. Com uma previsão de 250 exemplares, os animais estão se preparando para a pesagem que acontecerá nesta terça-feira (22).
Os julgamentos terão início com o Brahman a Campo, que acontecerá nos currais abaixo do Tatersal “Rubico de Carvalho”, nos dias 24 e 25. Já nos dias 25 e 26, será a vez dos julgamentos da Pista Central, onde serão escolhidos os Grandes Campeões da raça.
Desde o ano passado, a diretoria da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), organizadora do evento, passou a inovar com a realização do julgamento Brahman a Campo. A proposta é a de mostrar as duas realidades vividas dentro da pecuária.
Para o diretor executivo da ACBB, Rodrigo Moraes, “a pecuária nacional é baseada em animais rústicos criados em áreas extensivas em regime de pasto e mineral, exatamente o que o Brahman a campo busca. A proposta é selecionar animais pela sua rusticidade e adaptabilidade em ambientes extremos. Hoje, temos exemplares de várias regiões do Brasil produzindo em grande volume e com extrema qualidade. O Brahman a campo é isso, uma realidade que veio para ficar”, explica Rodrigo.
Pioneiro nesse segmento, esse é o segundo ano que a Associação investe nesse tipo de julgamento, que tem como objetivo ser referência para exposições futuras, inclusive de outras raças. “Acreditamos que num curto espaço de tempo seja adotada essa metodologia de julgamento como um dos pilares de seleção”, complementa o diretor.
Presidida pelo criador Alexandre Coccapieller Ferreira, a diretoria da ACBB espera excelentes resultados e reforça que “o momento é de fortalecer os laços entre os criadores e a raça”.
O julgamento Brahman a Campo terá como jurado o experiente médico veterinário Lauro Fraga, que integra o corpo de jurados da ABCZ desde 2000.  Os julgamentos de pista serão coordenados pelo jurado Adriano Garcia, um dos principais nomes nos julgamentos de pista da atualidade e que integra o Colégio de Jurados da ABCZ como efetivo, desde 2004.
O calendário conta ainda com o Leilão Brahman Prime, que acontecerá dia 26, a partir das 14h, com transmissão pelo canal Terra Viva. A organização é da Programa leilões em parceria com Pedigree Assessoria Zootecnica.
A XI ExpoBrahman acontece entre os dias 17 a 27 de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. O evento é uma realização da ACBB, em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore (ACNB) e Associação Nacional dos Criadores de Gir Leiteiro e o apoio da ABCZ.

Foto: Carlos Lopes

Fonte: ACBB

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com