Café da Tarde na Essência recebe autoridades da pecuária

No último dia 7, a Dr.ª Dalila Galdeano Lopes, da Essência Agropecuária, abriu as portas de sua propriedade em Marília, no interior de São Paulo, para receber alguns amigos e convidados – e mostrar seu trabalho de seleção do Gir Leiteiro -, além de produtos como queijos, coalhadas e doces de leite. Tudo à base do leite Gir.

Trabalhando na pecuária há mais de 30 anos e com a seleção apurada na raça Gir desde o ano 2000 – utilizando os melhores acasalamentos e também apurando o que tem de melhor nos seus animais -, a Essência Agropecuária está colocada, hoje, entre os melhores rebanhos do Brasil quando o assunto é Zebu Leiteiro. Uma verdadeira fazenda-modelo.

“Procuramos selecionar linhagens com as características que julgamos indispensáveis a uma boa vaca de leite. Assim, priorizamos a seleção por habilidade materna, mansidão e boa produção leiteira de maneira sustentável. Ou seja, trazendo apenas benefícios ao criador. Queremos produzir de maneira simples, sem artificialismos. Assim, nossos animais quando utilizados nos rebanhos de nossos clientes, deixam lucratividade e, portanto, priorizam a sustentabilidade da cadeia produtiva”, explica a criadora.

O que chamou a atenção no evento desta semana foi a quantidade de autoridades da pecuária presentes. A começar pelo diretor de Tecnologia da Informação da ABCZ, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Fred Mendes, que é o responsável pelo avanço significativo do PMGZ, Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos.

Segundo Fred, que é candidato a presidente da ABCZ e tem o apoio incondicional da Dr.ª Dalila para o pleito, o PMGZ já é, hoje, o melhor e maior Programa de Melhoramento do mercado. “E vamos investir cada vez mais na sua melhoria para que ele possa agregar ainda mais valor aos criadores, especialmente para os produtores de genética leiteira zebuína”, disse Fred, agradecendo a hospitalidade e a recepção proporcionadas pela Essência.

Também estava presente no evento o selecionador de Gir da Fazenda Santana da Serra, José de Castro Rodrigues Neto, que cria a raça desde 1932 e que é Diretor da ABCZ nas últimas duas gestões, a atual do Cau Paranhos e no mandato anterior de Eduardo Biagi. Segundo Castro, “a ABCZ está cada vez mais presente nas ações em prol da pecuária leiteira, e eventos como o organizado pela Dr.ª Dalila devem ser incentivados e merecem todo nosso apoio.” Zé de Castro destacou, ainda, o grande avanço do Gir Leiteiro nas últimas décadas e parabenizou a Essência pela iniciativa.

Outra autoridade presente no evento foi Carlos Vivacqua, presidente da ASBIA, Associação Brasileira de Inseminação Artificial, que justificou o apoio à candidatura de Fred Mendes à presidência da ABCZ pelos enormes avanços que a entidade mostrou nos últimos anos e pela garra, dinamismo e preparo demonstrados pelo candidato. “Apoio publicamente a candidatura de Fred e tenho certeza que ele é o mais preparado para fazer com que a ABCZ siga avançando na velocidade necessária”, conclui Vivacqua.

“Aproveito para dar os parabéns a Dr.ª pelo belíssimo evento. Estava tudo maravilhoso: a recepção, o gado, as instalações e toda equipe muito bem- preparada. E, não se pode, nem se deve, deixar de identificar a enorme representatividade do setor que estava presente. Tudo isto, fruto do seu trabalho sério na atividade e também da qualidade de sua pessoa e ser humano. Assim, só me resta agradecer a oportunidade de poder ter compartilhado este momento tão agradável entre amigos. Muito obrigado, por ser minha parceira e amiga, Dr.ª Dalila”, declarou Carlos Vivacqua.

Domingos Pantaleão, empresário e dono do Laticínio Gegê, que capta cerca de 300 mil litros diariamente em duas regiões do interior de São Paulo, também prestigiou o evento da Essência Agropecuária. “Fico muito impressionado em ver um jovem com tanto preparo e experiência”, disse a respeito da fala de Fred Mendes. “É de pessoas assim que nossa pecuária precisa”, arrematou o empresário, que processa 100% do leite produzido na propriedade. “Felicito a Dr.ª Dalila pelo belíssimo encontro aqui em Marília e estou muito feliz em fazer parte desta iniciativa”, disse o Sr. Domingos.

Rodrigo Bragança, que é conselheiro da ABCZ pelo Estado do Rio de Janeiro – e membro da diretoria da ABCGIL, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro -, também participou do evento e fez questão de ressaltar “o capricho em cada detalhe da propriedade, típicos de uma criadora exigente e eficiente como a Dr.ª Dalila Galdeano Lopes”.

Falando em ABCGIL, quem também prestigiou o encontro foi André Rabelo, Coordenador do PNMGL, Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro. Ele comentou sobre a qualidade dos animais apresentados pela Essência, como os reprodutores Jumbo e Noturno FIV da Essência, ambos com sêmen à venda na CRI Genética e Foguete da Essência, e Imperador FIV Labry e Separativo TE CAL, estes com sêmen à venda na AG Brasil.

Além dos selecionadores de Gir, também prestigiaram o evento alguns criadores de Nelore e Brahman, como Claudia Pineda, da Fazenda Paredão, e Sergio Bendilatti, da Fazenda Terra Verde.

“A Dalila é uma amiga querida e eu vim prestigiá-la neste seu evento. Também quero aproveitar para declarar meu voto em Fred para a presidência da ABCZ”, disse Claudia Pineda ao final do encontro.

Do município de Marília, estiveram presentes a Secretária da Cultura, Taís Vanessa Monteiro, e o vereador Silvio Harada.

Ao final do encontro, a Dr.ª Dalila estava radiante com o prestígio da presença de todos. ” Ficamos muito felizes com a presença de tantos companheiros, com a efetiva participação no evento e, muito mais, pelas palavras de incentivo. Essas são as alavancas que nos fazem ir adiante”, finalizou a selecionadora.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com