Grupo Publique

‘Carlão’ no ENCA: “Valorize o presente e a memória’

Carlos Alberto da Silva, o ‘Carlão da Publique’, CEO e fundador do Grupo Publique, empresa com mais de 33 anos de trabalho e história no Agronegócio do Brasil, emocionou nesta quarta-feira, dia 17, em Campinas (SP), os participantes do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA 2021), que está sendo realizado desde ontem, em formato presencial, com transmissão também de forma virtual. O empresário, escritor, cronista, técnico agrícola, produtor rural, publicitário, jornalista e Publisher, que atua no Agro há mais de trinta anos, apresentou a palestra ‘Andanças & Mudanças: Inovar é Prioridade – Mudar é necessidade’ e fechou a manhã da programação do evento que reuniu presidentes e profissionais das maiores cooperativas brasileiras do setor, um segmento que cresceu 11,8% no ano passado e alcançou um faturamento de R$ 35 bilhões, resultado acumulado por 1.613 cooperativas (dados da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB).

Carlão relembrou vários momentos de sua infância e da vida dos pais, fazendo um paralelo com o surgimento e a evolução do cooperativismo no país. “Elaboramos nossas crenças e nossos sonhos a partir do que vivemos e ouvimos. Temos que aprender e saber ouvir. A história dos 33 anos do Grupo Publique, e como a empresa foi se modificando com o tempo, é muito semelhante à trajetória das cooperativas brasileiras. Falo de muito trabalho, força de vontade, decisão, planejamento, parceria com os próximos e os clientes e a agregação de valor em tudo o que lançamos”, retratou o executivo da Publique.

Ele ainda destacou a jornada do ‘trabalhar em casa’, adotada pela empresa há dez anos, bem antes da pandemia da Covid-19, do exemplo da força de vontade da mãe, que sofreu bastante com as sessões de hemodiálise e dois transplantes de rim, e da necessidade de termos um sonho, decidir por ele e agir. “E ainda tem a parte de planejar, estruturar o que vai ser feito, para atender o que desejamos. E mais. Precisamos estar preparados para os imprevistos. Porque eles virão. Porém, não se desespere com eles e tenha em mente que o vital é agregar valor com o que você cria”, apontou.

Aos 56 anos de idade, Carlão acumulou inúmeras atividades, como editor do AgroGuia (do jornal ‘Folha de S. Paulo’), da Revista Gir Leiteiro (da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL) e Revista Zootecnia (da Associação Brasileira de Zootecnia –ABZ). Atualmente, é o Publisher das Revistas Senepol e AgroRevenda, editor e membro do Conselho Editorial da Revista Noticiário da Tortuga | DSM e de várias publicações customizadas para clientes do Grupo Publique. Conquistou os Prêmios Especiais Nelore Fest 2001 e Beef Expo 2015. Foi eleito em 2012 ‘Homem da Mídia’ pela Associação Brasileira de Criadores (ABC). É membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP – COSAG) e foi eleito neste ano ‘Profissional do Ano’, pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA)

“Não tenho a intenção de dar nenhum conselho às cooperativas brasileiras. Elas construíram uma história de sucesso incontestável nos últimos cem anos. Sucesso absoluto. E sabem que vão encontrar pela frente um horizonte de concorrência internacional, verticalização, digitalização, marcas, conquista de mercados no setor de alimentos. O que posso dizer é que vai ser uma nova jornada vitoriosa porque o cooperativismo agro é competente”, concluiu.

plugins premium WordPress