Grupo Publique

Carlos Viacava defende investimentos em genética

Pecuarista defende que ABCZ apoie programas de melhoramento genético registrados e aprovados pelo MAPA

Candidato a vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) na chapa de Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o pecuarista Carlos Viacava, titular da marca CV, considera o melhoramento genético “um importante instrumento” para o avanço da pecuária brasileira.

“Há 30 anos, desde os primórdios de nossa seleção, nos preocupamos com o melhoramento genético. Por isso, nos associamos à ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) logo após a sua criação, no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto”, relata Viacava.

O pecuarista ressalta que existem diversos programas de melhoramento, a maioria dos quais aprovados e registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e autorizados a emitir o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP).

“Nos últimos três anos, a ABCZ empenhou-se em ressuscitar seu programa próprio (PMGZ), criado nos anos 80, precisamente na administração do Dr. Newton Camargo, quando Arnaldo Manuel era o superintendente técnico, sob inspiração da Embrapa, então presidida pelo Dr. Eliseu Roberto de Andrade Alves. José Irineu Cabral, primeiro presidente da Embrapa, era, na época, conselheiro da ABCZ e foi o mentor intelectual do projeto. Felizmente o PMGZ, adormecido até recentemente, está sendo reativado, o que sem dúvida vem ao encontro, embora tardiamente, às tendências do mercado”, analisa.

Viacava se diz um “entusiasta” das ferramentas de melhoramento genético, defendendo a necessidade de apoio a essas iniciativas, especialmente aquelas registradas e aprovadas pelo MAPA. “Ao mesmo tempo em que desenvolve o PMGZ, a ABCZ deve prestigiar todos os demais programas e incentivar o debate das metodologias empregadas para melhorar o conhecimento geral sobre o tema”, aponta o pecuarista, que considera a ExpoGenética o fórum ideal para promover essa discussão, com o objetivo de incentivar os criadores brasileiros a adotar essa prática fundamental para a melhoria da produção de animais e da carne brasileira.