Carpa compartilha genética de matriarca da raça Nelore

Gaorina TE da Fazendinha é uma das mais importantes doadoras que já surgiram no rebanho do criador Eduardo Biagi. A matriz, nascida há cerca de 20 anos, quando a marca ainda usava o sufixo “da Fazendinha”, teve mais de 200 filhos e foi Pentacampeã do Ranking ACNB, através de sua progênie e de seus descendentes de alta qualidade que sempre foram muito bem premiados.
A contribuição em termos do valor genético da matriz para o rebanho da Carpa foi gigante, mas ainda maior para o plantel da Jatobá Pecuária que a arrematou no Elo de Raça de 2001 e, com muito critério, reproduziu a genética da doadora para criar animais de exceção, como a Enfezada do Mura e sua filha, Jolie FIV do Mura, faturando vários campeonatos oficiais da raça Nelore.

Nesse ano, o plantel de origem conseguiu resgatar a genética da Gaorina com a aquisição dos cinco clones da doadora e, no Elo de Raça 2020, surpreendeu o mercado com uma oferta audaciosa e sem precedentes da genética que estava restrita e guardada a sete chaves, ofertando um pacote de prenhezes do quinteto. “Foi uma situação inusitada que poderá repetir um capítulo importante do leilão, que é um dos mais importantes do País. A genética que sustentou a jornada vitoriosa do plantel do Sr. Carlos Muradas e ancorou a maior liquidação do ano foi à venda em um pacote de prenhezes de todos os clones da Gaorina. O comprador das prenhezes dos clones vai poder reescrever toda essa história de sucesso”, disse o consultor Heitor Lutti Pinheiro Machado, da SAP – Sucesso Assessoria Pecuária.
O lote de prenhezes dos clones foi bastante disputado e acabou arrematado pelo Nelore Di Genio, do criador João Carlos Di Genio.
Nesta semana, a Gaorina volta ao centro das atenções do circuito de leilões da raça Nelore. A genética estará disponível no Leilão HVP, no dia 8 de outubro. O lote da Carpa contempla aspirações de dois clones da matriarca e permite ao comprador a escolha do touro para o acasalamento.

“Vamos repetir a venda especial e diferenciada da edição comemorativa do Elo no Leilão Haras Vila dos Pinheiros (HVP), como uma forma de prestigiar o evento e o mercado. Essa doadora deixou uma descendência muito importante na Carpa e repetiu com mais força ainda os resultados na Jatobá. Temos plena convicção de que a história dela terá uma bela continuidade nesse novo momento, com a disposição de novos reprodutores para acasalamentos inéditos e a produção de indivíduos extraordinários”, conta o Gerente de Pecuária da Carpa, Luis Otávio Pereira Lima (FOTO).