Drauzio Varella enaltece os benefícios do consumo de leite

No último sábado, dia 29/10, o #BEBAMAISLEITE promoveu uma palestra do Dr. Drauzio Varella, em Belo Horizonte, sobre os benefícios do consumo de leite e derivados. O evento contou com a participação de mais de 700 pessoas, sendo 73% do público composto por mães, que são as grandes decisoras quando o assunto são os alimentos consumidos em seus lares.

Diante desse público, o Dr. Drauzio começou sua palestra, dizendo o quanto achou estranho ser convidado para falar “que leite faz bem para a saúde”. Segundo ele, isso é verdade desde que o homem começou a domesticar as vacas e ordenha-las. “Mas, para justificar os modismos de alguns médicos e nutricionistas, é sempre preciso encontrar um alimento que é o vilão da vez. Já foi o ovo, agora é o leite”, afirmou. Ainda segundo ele, “os lácteos excelentes fontes naturais de cálcio, em função de sua maior absorção, e cumprem ainda um grande papel social, já que são as mais baratas”. E continuou, “provocando” a platéia, com a seguinte pergunta: “Já fez as contas de quantos kilos de brócolis você precisa comer para alcançar os mesmos níveis de absorção de cálcio proporcionados por um copo de leite? Já fez as contas de quanto isso custaria para uma família por mês?” Ele explica ainda que, além do cálcio, os lácteos são ricos em proteínas, de alto valor biológico.

Na seção de perguntas ele esclareceu as dúvidas do público, explicando, por exemplo, a diferença entre intolerância à lactose e alergia às proteínas do leite. Quando questionado sobre a utilização de compostos lácteos pelas crianças, disse que não vê sentido nessa recomendação, já que, além de mais caros, são muito doces, o que desenvolve nas crianças um paladar para alimentos adocicados. Falou também que, embora não existam pesquisas sobre o assunto, não vê com bons olhos a utilização dos chamados “leites de soja” pelas crianças, já que contém altos níveis de estrogênios (hormônios femininos), que poderiam levar à puberdade precoce nas meninas e outros problemas de desenvolvimento nos meninos.

Uma dúvida muito interessante foi sobre a comparação entre a manteiga e a margarina. Em sua resposta, ele foi bastante enfático, dizendo que a manteiga é muito melhor para a saúde.

Fonte: Bebamaisleite

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com