Eleição da Diretoria e Conselhos da ABCZ marca este 1º de agosto

O presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Luiz Claudio Paranhos, abriu em segunda convocação, às 9h desta segunda-feira (1º/08), a Assembleia Geral Ordinária para promover a Eleição dos membros da Diretoria e Conselhos Consultivo e Fiscal da associação, na sede da entidade, em Uberaba/MG.

O processo eleitoral teve início no dia 06 de maio de 2016, quando foi deferido o registro da Chapa “ABCZ Unida”, encabeçada por Frederico Cunha Mendes. No dia 20 de maio, foi deferido o registro da Chapa A a Z – “ABCZ para Todos”, tendo a frente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. No dia 09 de junho, a Comissão Eleitoral iniciou os trabalhos com a participação de representantes das duas chapas. Neste mesmo dia, teve início a transmissão on line de imagens via site da ABCZ da sala da Comissão Eleitoral. Todo o processo eleitoral da ABCZ foi desenvolvido nesta sala na sede da entidade, em Uberaba, especialmente preparada com mecanismos de segurança, de forma a garantir que a eleição ocorra da maneira mais transparente e democrática possível.

A sala da Comissão Eleitoral é cercada de vidros, possui câmeras de segurança ligadas 24 horas por dia e com transmissão ao vivo pelo site da ABCZ. Todo o processo está sendo acompanhado pessoalmente por fiscais das duas chapas concorrentes.

Os kits de votação começaram a ser enviados aos associados no dia 15 de junho. Um total de 16.038 kits de votação foram enviados aos associados em todo o Brasil até o dia 21 de junho.

A Comissão Eleitoral iniciou no dia 1º de Julho a recepção e conferência do primeiro lote de kits votação recebido. Os envelopes e cartas com firmas reconhecidas foram recepcionados e conferidos pela Comissão Eleitoral, incluindo fiscais das chapas “ABCZ Unida” e “A a Z, ABCZ para Todos” até o dia 29 de julho, quando foram depositados na urna 3.264 votos. Nesta segunda-feira (1º/08) serão acolhidos ainda os votos que chegarem via Correios durante o período da votação, 9h às 18h.

“Gostaria de agradecer a expressiva participação dos associados neste processo eleitoral, o que demonstra um comprometimento muito grande com a nossa associação. Aos integrantes das duas chapas, os nossos agradecimentos na coordenação de uma eleição transparente e democrática. Um obrigado especial aos veículos de imprensa que trabalharam na cobertura do pleito e aos colaboradores da ABCZ e aos integrantes da Comissão Eleitoral, sempre envolvidos em fazer o trabalho com muito profissionalismo e credibilidade. Em especial, o nosso muito obrigado ao Juiz Federal da Comarca de Uberaba, Dr. Élcio Arruda, que aceitou o convite para participar da Assembleia, o que contribui para aumentar ainda mais a transparência, a ética e a seriedade do processo”, afirmou Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ.

“Desde o início da montagem da comissão nós tivemos uma clareza muito grande de todo o processo através da ABCZ. Um entendimento muito bom o que nós tivemos com a outra chapa. Entramos em acordo e não teve discussão. A condução foi muito boa” disse Arnaldo Prata Filho, representante da chapa de ‘A a Z, ABCZ para todos’.

“Resumindo em duas palavras, esse foi um processo de ‘transparência e legalidade’. Todas as ações vieram ao encontro e obedeceram tudo que está previsto no estatuto da entidade. Posso dizer que prevaleceu a cordialidade entre os integrantes das duas chapas em todas as reuniões. Esperamos que isso se mantenha depois das eleições para o próximo mandato da ABCZ, pois a palavra mandato, que vem do latim, significa exatamente isso: manus daren ou dar as mãos, que seja assim”, avaliou o advogado da chapa ABCZ Unida, Publio Emílio Rocha.

ELEIÇÕES ABCZ: TRANSPARÊNCIA, ÉTICA E SERIEDADE

Por orientação do presidente Luiz Claudio Paranhos, dentro dos princípios de seriedade, ética e transparência, a ABCZ adotou diversas providências em reforço às já constantes no Estatuto da entidade, relativamente às instalações destinadas aos trabalhos da Comissão Eleitoral, votação e apuração dos resultados:

Disponibilizou sala envidraçada para uso exclusivo da Comissão Eleitoral, utilizando, na medida do possível, também mobiliário e recipientes de vidro ou material transparente, de forma a facilitar as conferências e o acompanhamento por parte dos membros da comissão, dos fiscais das chapas e de qualquer associado, durante todas as etapas dos trabalhos.

Instalou iluminação especial e câmeras para gravação ao vivo e armazenamento das imagens em locais seguros, durante todo o período.

Instalou painel eletrônico 24 horas para aferição, pelas imagens, caso necessário, das informações de datas e horários de eventos passados na sala.

Restringiu o acesso à sala somente aos membros da Comissão Eleitoral, com horários de entrada e saída registrados em livro de controle.

Instalou mais câmeras de segurança, dentro e fora da sala, nas imediações, para gravação 24 horas, devendo as imagens captadas durante todo o período serem armazenadas até o final do processo eleitoral.

Instalou alarmes e reforçou a segurança da Sede.

Disponibilizou aos associados a transmissão ao vivo pela internet, 24 horas por dia, de todos os trabalhos realizados na sala; mantendo a transmissão ao vivo 24 horas por dia, durante todo o período eleitoral, desde a reunião inicial da comissão, em 9 de junho, até a proclamação do resultado da eleição – ou por mais tempo, se necessário, a critério da Comissão Eleitoral. (Confira as imagens ao vivo em http://www.abcz.org.br/hotsite/eleicoes).

Aprovou por consenso com ambas as chapas todas as etapas do processo, as quais foram todas acompanhadas presencialmente por representantes das duas chapas: montagem e postagem (envio) dos kits para votação por carta; entrega das cartas aos correios, com listagens atualizadas todos os dias; recepção dos votos vindos por carta; checagem e validação de todos os envelopes recebidos, com listagens atualizadas em cada etapa; conferência e reconferência (vistos e contagem) de todos os envelopes recebidos.

Registrou em livro diário todos os atos da Comissão Eleitoral e disponibilizou cópia às chapas.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com