Uma entrevista na internet, com jornalistas do Brasil inteiro, vai marcar a cerimônia de explicação de todo o conjunto de informações sobre o trabalho de Alysson Paolinelli, repassado aos organizadores do Prêmio Nobel. O ex-Ministro da Agricultura foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz 2021. A nomeação foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee) pelo Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), Prof. Durval Dourado Neto.
A entrevista vai ser na próxima terça-feira, dia26, a partir das dez horas da manhã, e vai reunir o diretor da Esalq, o próprio Paolinelli e o ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Na oportunidade, serão apresentados os detalhes da indicação, estudos e documentos enviados ao Comitê Norueguês.
Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí (MG) em julho de 1936. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola, e, no final da década de 60, fundou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa).
Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram o estado o maior produtor de café do Brasil. Foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Nesse período, Paulinelli modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do Cerrado. Foi filiado ao PSD, Arena, PDS e PFL. Por este último elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.
Alysson Paolinelli sempre foi incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia. Implantou um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo, como, por exemplo, nos Estados Unidos. Após deixar o ministério, foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em 2006, ganhou o prêmio World Food Prize. O World Food Prize seria o equivalente ao Nobel da alimentação. É um prêmio dado a pessoas, independentemente de raça e gênero, que ajudaram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo. Alysson Paolinelli é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO) e diretor da Verde AgriTech desde 2014.