Equipe técnica de corte da Semex Brasil passou por capacitação em propriedades de destaque no Canadá.
A Semex Brasil realizou uma capacitação técnica, entre os dias 9 e 14 de setembro, em diversas localidades das províncias de Ontário e Alberta. O tour pelo Canadá contou com a participação de integrantes da equipe técnica de pecuária de corte da empresa, liderados pelo gerente de Corte, Antonio Carlos Sciamarelli Junior.
Um dos focos do treinamento foi a qualidade de sêmen, assunto que é uma preocupação contínua da Semex em ofertar sempre a melhor qualidade de produtos para o mercado. E foi na sede canadense que o time pôde entender um pouco mais dessa característica que é considerada de grande impacto para a rentabilidade da pecuária global.
“O sêmen que vem para o Brasil é coletado na matriz da Semex, no Canadá, já com o objetivo de atender à realidade do País, ou seja, é direcionado para as condições de produção brasileira e para uso em IATF. Além disso, os resultados alcançados no Brasil, como, por exemplo, o índice de prenhez dos touros, são enviados à Semex Alliance, que os utiliza em pesquisas sobre a fertilidade dos touros”, diz Antonio Carlos.
O grupo ainda conheceu na Central Bow Valley Genetics Ltd alguns dos touros da raça Angus que integram a bateria de corte taurino da empresa no Brasil, além de parte dos 16 animais que terão sêmen disponibilizado ao mercado nacional a partir desse mês.
“São animais selecionados para as características de maior impacto econômico na pecuária de corte, como desempenho, peso, rendimento de carcaça e marmoreio, e que atendem a todas as etapas de produção, desde a desmama até a terminação”, explica o gerente de Corte da Semex. Já na parte de qualidade de carne, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Associação Canadense de Angus para a melhoria das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie), classificação e tipificação de carcaça.
Durante o tour, a equipe visitou fazendas produtoras de genética Angus, dentre elas a Cudlobe Angus Farm, uma das maiores propriedades canadenses. Localizada em Stavley, Alberta, conta com um rebanho de 600 vacas puras e vende anualmente 350 touros.
Apostando em tecnologias como a genômica para identificar os melhores animais, o foco de sua seleção são as características voltadas para a produção de carne de qualidade e carcaça, priorizando touros de melhores índices em marmoreio, acabamento de carcaça e Área de Olho de Lombo (AOL). Um dos animais da fazenda, o reprodutor CudLobe Ascend 92F, já conta com sêmen disponível no Brasil.
Capacitação na Bolívia – Depois de retornar do Canadá, o gerente de Corte da Semex seguiu para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Lá, ele fará a capacitação técnica da equipe local da Semex, palestras sobre os programas e soluções genéticas da empresa voltados para as raças zebuínas, e visitas a quatro fazendas produtoras de genética bovina. Antonio Carlos ainda se reunirá com criadores bolivianos e visitará a Expocruz.