ExpoGenética: inscrições de touros para PNAT até dia 05 de agosto

Os touros das raças zebuínas com aptidão de corte serão novamente o centro das atenções do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). As inscrições de animais para a 7ª Bateria, que será apresentada no dia 26 de agosto durante a ExpoGenética, continuam abertas até o dia 05 de agosto.

A novidade desta edição do PNAT será a participação, pela primeira vez, da raça Sindi, que já tem dois animais inscritos. Aproximadamente 80 touros das raças Brahman, Nelore, Guzerá, Tabapuã e Sindi deverão participar em 2016.

 O PNAT tem início no dia 24 de agosto, no Pavilhão Multiuso, quando os touros serão avaliados por uma comissão de criadores (período da manhã) e por técnicos da ABCZ (tarde). Já na manhã do dia 25 de agosto, os animais serão avaliados por representantes das Centrais de Inseminação parceiras. “Como forma de incentivar a participação, não há cobrança de taxa de inscrição para animais do PNAT. Inclusive, os touros classificados nas outras edições podem ser expostos sem custo. Por isso, convidados os criadores para conhecer, comparar, ouvir opiniões, entre outras possibilidades. É uma excelente oportunidade de divulgar o rebanho e comercializar genética. Além de valorizar o melhoramento genético em sua essência, identificando os melhores indivíduos, comparando dentro da fazenda e fora dela e, com o aprendizado, evoluir na escolha dos melhores e descarte daqueles que não atendem aos objetivos”, afirma Lauro Fraga, gerente do PMGZ/Pro-Genética ABCZ.

O resultado do PNAT será divulgado a partir das 8h, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa.

Sobre o PNAT

Desde que teve início em 2010, o PNAT já pré-classificou 60.560 touros em todo o Brasil, dos quais 400 touros participaram efetivamente na ExpoGenética das seis edições anteriores. Destes 74 touros foram classificados, coletados e com doses distribuídas para rebanhos colaboradores.  Ao todo, o PNAT distribuiu 47, 4 mil doses de sêmen gratuitamente para 319 rebanhos colaboradores em 19 estados. Um total de 82.322 doses foram inseminadas e comunicadas na ABCZ, com 21.173 produtos nascidos e comunicados à associação e 13.588 produtos com pesagens válidas no CDP/PMGZ.

Mais informações sobre o PNAT, com Lauro Fraga pelo telefone (34) 3319-3915 ou com o técnico da ABCZ em sua região.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com