Grupo Publique

ExpoZebu abre edição recorde ao lado do Grupo Publique

As cinco Plataformas do Grupo Publique (Publique Agência, Programa Fala Carlão, AgroRevenda, Guia AgroCooperativas e Falando de Bichos) marcaram presença na festa de abertura de mais uma edição da Expozebu, em Uberaba (MG). A 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras foi aberta oficialmente na manhã deste sábado, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A feira entra para a história da última década com número recorde de animais inscritos. 2.520 animais que participarão dos julgamentos e leilões. Marcaram presença na solenidade o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira; o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado; Governador do Ceará, Elmano de Freitas Leitão; o Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro; o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a Senadora Tereza Cristina; o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Pedro Lupion, além de outros deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários estaduais de Agricultura e representantes de entidades do setor rural e produtores rurais. E o CEO do Grupo Publique, Carlos Alberto da Silva, o ‘Carlão da Publique’, também alcançou uma marca recorde: participação na 39ª Expozebu consecutiva, sem falhar em nenhum ano desse período.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, ressaltou a liderança do Brasil na exportação de carne, com dois milhões de toneladas de carne in natura em 2023, além de ser referência em melhoramento genético e intercâmbio de genética com o mundo. E também citou o perigo do aumento na invasão de terras no país. O presidente da Câmara dos Deputados e também associado à ABCZ, Arthur Lira, disse que já propôs discussões para desestimular a invasão de áreas. O líder da FPA reforçou o apoio ao setor agro brasileiro e afirmou que o grupo tem defendido os interesses dos produtores rurais na conquista de avanços significativos. O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a liderança do país em tecnologia na agropecuária e concluiu que, por isso, o setor deve ser protegido.

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sinalizou que tem atuado para a geração de renda no campo. “O Brasil se torna definitivamente a grande oportunidade para o mundo. Para as grandes necessidades: alimento e energia. E, juntos, estamos trabalhando para fazer desse país um país de oportunidades. Queria falar da importância de estarmos caminhando para a frente. Nesses momentos em que caminhamos juntos, fazemos da agropecuária a força da economia brasileira. Tudo isso não é força de uma pessoa só, de uma entidade só, de um governo só”, apontou.

Último a discursar na solenidade, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que o estado tem estimulado a produção de produtos mineiros vindos do campo e executado outras ações em defesa da agropecuária.

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, incluindo 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros. A programação inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (COMCEBU), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro. Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39ª Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.