Bahia sedia Fórum sobre Baixa Emissão de Carbono na Pecuária

Como forma de melhorar a renda dos produtores rurais, agregando sustentabilidade, o tratamento de dejetos de gado de leite e corte para a geração de energia será um dos temas do Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, que acontece na próxima terça-feira (10), na cidade de Itamaraju (BA). O objetivo é sensibilizar os envolvidos na cadeia de pecuária intensiva de gado de leite e corte para o uso de tecnologias que reduzam a emissão de gases de efeito estufa.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o município que fica no sul do estado possuía, em 2014, o maior rebanho bovino da Bahia, com 185.101 cabeças de gado. O fórum é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa. A ação conta com a realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, em parceria com o Sindicato Rural de Itamaraju e apoio da Prefeitura de Itamaraju e acontece a partir das 08h na Câmara de Vereadores de Itamaraju (Praça Independência, 244).

Serão três palestras com os temas: ”Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, que será ministrada pelo Pesquisador da Embrapa cedido ao MAPA, Edson Junqueira Leite; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada pelo consultor do Ministério da Agricultura, Cleandro Pazinato Dias e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, coordenada pelo Consultor do Ministério da Agricultura, Fabiano Coser.

“Este tipo de evento é importante para Itamaraju que tem o agronegócio como a base da sua economia. Tais tecnologias podem incrementar nosso crescimento, gerando mais emprego e renda. E, com tudo isso, ajudar a cidade a despontar no Extremo Sul da Bahia como um lugar ideal para o agronegócio”, declara a Assessora Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Barbara Cordeiro.

Os Fóruns irão difundir tecnologias para os produtores de bovinos de corte e leite do país, fomentando o uso de equipamentos e métodos que reduzam a emissão de carbono, além de divulgar e promover os benefícios da produção com baixa emissão, em modelo que pode ser seguido por produtores de todo o país.

Plano ABC

O Projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, visa, ao longo de um ano, avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na pecuária, como parte do Plano ABC (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas Visando à Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura). O Plano é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa de combate ao aquecimento global.