Genética Carpa para a Pecuária de Mato Grosso

Em Nova Xavantina/MT, no recinto da NX Leilões, serão ofertados 50 reprodutores Nelore avaliados e 1.500 animais de corte no 6º Leilão Touros Carpa & Convidados. A genética do rebanho, que já tem meio século de trabalho focado no melhoramento da raça, e os produtos dos parceiros serão levados ao tatersal regional no dia 21 de outubro, a partir das 20h. A etapa vai ser presencial e contará com transmissão pelo YouTube.

Os touros da Carpa atendem a uma série de requisitos exigidos pela própria equipe do criatório antes de disponibilizá-los aos pecuaristas. Os animais, que são frutos de acasalamentos direcionados, têm avaliação genética e são testados a campo em, pelo menos, uma estação de monta para produção de bezerros. Os animais também seguem com todas as garantias genealógicas, sanitárias e reprodutivas.

Nova Xavantina fica distante 75 quilômetros da Fazenda Cibrapa, o que facilita e agiliza a logística de entrega do gado comercial e dos reprodutores aos investidores do mercado regional. “Esse remate é muito especial e muito aguardado também na região por ter várias vantagens. Os touros são daqui e, por isso, não precisam nem de adaptação. Eles foram submetidos a dois testes andrológicos, trabalharam no nosso rebanho comercial e seguem com as mesmas condições dos animais vendidos no Mega Carpa”, diz o gerente de pecuária da Carpa, Marcos Junqueira Cardoso.

As características do evento estimulam o trabalho do criador que entende a importância de selecionar e promover melhoramento genético na base da cadeia produtiva. “Nos grandes leilões, em que é comum um cliente comprar dezenas de animais, a gente não percebe logo de cara a importância das vendas pulverizadas, em que vários pecuaristas acessam a genética. Esse remate é sempre muito aguardado no Vale do Araguaia. A Carpa tem feito história aqui não só pela seleção de reconhecimento nacional, mas também pelo impacto positivo nas propriedades locais”, conta o diretor na NX Leilões, José Carlos Biersof, o Nico.

6º LEILÃO TOUROS CARPA & CONVIDADOS

50 Touros, 1.500 cabeças de corte
Dia 21/10, às 20h (Presencial e On-line)
Contatos e lances: (66) 34421900, (66) 34381174, (66) 99988 51111 e (66) 99622 4464

Sobre a Carpa
O Nelore da seleção Carpa é avaliado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ). Todas as tecnologias de reprodução assistida, bem como testes de ultrassonografia de carcaça, abates técnicos e provas de desempenho, integram o escopo de ações focadas na evolução do plantel. A origem da Carpa é a Fazenda Fazendinha, em Serrana, no interior de São Paulo, mas o trabalho de melhoramento foi gradativamente reproduzido nas unidades da Cibrapa, em Barra do Garças, estado de Mato Grosso, e o volume mais representativo está atualmente nas terras do Centro-Oeste. A seleção que cunhou na história as frases “Carpa 100% Nelore” e “Carpa, um olho na pista e outro na balança”, comemora seu cinquentenário em 2021.