Genética de touro Semex Brasil embarca para Costa Rica

Genética de touro destaque no PNAT embarca para Costa Rica

As primeiras doses de um dos animais destaques no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) da ABCZ embarcaram esse mês para Costa Rica. O material exportado é do touro Vigor da Água Boa, participante do programa no ano passado.

O Nelore, de 28 meses, é um dos touros jovens de maior avaliação no PMGZ e na ANCP. Top 0.1% no iABCZ. A mãe é doadora de destaque no plantel da Água Boa, filha de Galileu da Água Boa (1646 da MN), touro destaque e recordista de venda de sêmen. O pai é BITELO DS, pai de vários touros PNAT e destaques em Centrais de inseminação artificial. A venda do material genético foi feita pela Semex Brasil.

Para o gerente do Pró-Genética, Lauro Fraga, a exportação é mais uma prova de reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pelo PNAT. “Estamos falando de melhoramento genético baseado em avaliação genética e características fenotípicas, e a gente sabe que essa é uma bandeira do PMGZ da ABCZ. Perceber o interesse de outros países na seleção que é feita aqui, é extremamente compensatório”, destaca.

Fraga ressalta ainda que esse não é único animal participante do programa a atingir um bom nível de reconhecimento esse mês. Durante a ExpoGrande, em Campo Grande (MS), o touro Radiado FIV de Tabapuã, Grande Campeão da ExpoZebu e classificado no PNAT 2015, conseguiu bons resultados. Durante a primeira participação com progênie jovem, ficou como terceiro colocado e fez as premiações Campeão Bezerro, com Barbaro FIV da GE 05, Campeã Bezerra, com Barca FIV da GE 05, e Reservada Campeã Bezerra, com Utinga de Tabapuã.

“Essa é mais uma prova de que estamos no caminho certo com o trabalho desenvolvido pelo PMGZ. E o mais importante é que toda a cadeia produtiva sai ganhando. Ter mais touros com genética comprovadamente superior no rebanho brasileiro, representa maior lucratividade para o setor”, explica o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian

Fonte: ABCZ