Grupo Publique

Grupo Publique acompanha 23° Seminário Nacional da ANCP

O jornalista do Grupo Publique, Renato Ponzio Scardoelli, acompanhou nesta sexta-feira (12)  o 23° Seminário da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). O evento, dividido em dois painéis, foi aberto pelo Professor Raysildo Lôbo, presidente da ANCP, e pelo pecuarista Carlos Viacava, vice-presidente da Entidade e titular do Nelore Mocho CV.

Segundo o professor  Raysildo, doutor em Genética animal, a era da aplicação genômica é uma realidade na Bovinocultura brasileira. Os avanços tecnológicos trouxeram a possibilidade de analisar diretamente o DNA do animal e, assim, fornecer ferramentas eficazes para auxiliar avaliações genéticas baseadas em fenótipo e pedigree. O uso simultâneo de todas as informações (marcadores genéticos, fenótipo e pedigree) aumenta a acurácia das avaliações genéticas e reduz o intervalo entre gerações. As DEPs genômicas, como são chamadas, são muito recentes e apesar da maioria dos resultados atuais ser proveniente de trabalhos de simulação, grande é a esperança na sua aplicação.”

O Prof. Dr. Pietro Baruselli, da USP, ministrou a palestra “Precocidade Sexual: Resultados”. Segundo ele, um dos principais gargalos da pecuária de cria brasileira é a elevada idade ao primeiro parto, entre 40 a 45 meses. Para ele, o ideal seria a concepção com 14 meses de idade, pois garantiria um aumento de até 25% em produção de carne.

Angélica Pereira, professora doutora do departamento de Nutrição e Proteção Animal da Universidade de São Paulo (USP) apresentou a palestra “Quanto vale a maciez da Carne?”, que explicou, em detalhes, como os produtores podem aproveitar melhor o rebanho e obter uma carne macia e suculenta para o consumidor final.

Para a palestrante, a avaliação da qualidade da carne é particularmente importante para as empresas que desejam mover-se para nichos de mercados, diferenciando os seus produtos com algum atributo que os consumidores só poderiam avaliar no momento do consumo.

Em sua apresentação, Angélica mostrou exemplos práticos de como uma triagem cuidadosa das carcaças e uma rotulagem adequada podem, em princípio, ser utilizadas com o propósito dos consumidores pagarem mais por produtos de alta qualidade, em especial para carne de bovino com maciez garantida.

Para finalizar o evento, foi lançado oficialmente o Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Maio 2017, com as avaliações de centenas de reprodutores dessas raças.