Grupo Publique conhece detalhes do Brahman da Prata Agropecuária

O presidente do Grupo Publique Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, e o jornalista Renato Scardoelli foram recebidos, na tarde desta terça-feira (18), pelo proprietário da Prata Agropecuária, Antônio Renato Prata, na Fazenda Belo Horizonte, em Paranavaí (PR).

Lá, o Sr Pratinha, como é conhecido no meio rural, a nora Adrianny e a neta Isabela  apresentaram a beleza e docilidade dos animais da raça Brahman Vermelho do grupo. Todos possuem registros de procedência da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

A base do rebanho da Prata foi formado através da importação de um lote de novilhas dos Estados Unidos e doses de sêmen do touro americano Mister, e do cruzamento absorvente com vacas Tabapuã de pelagem vermelha. Anos depois, com dificuldades em encontrar sêmen de touros vermelhos com caráter mocho, a Prata adquiriu o produto de animais australianos. A seleção teve início em 1963!

Neste Fala Carlão!, o criador Antônio Renato Prata lembra o início da seleção.

Na Prata,  os machos deixam a desmama com 251 kg, em média,  e as fêmeas com 235 kg. Para falar sobre a desempenho da bezerrada, o âncora do Fala Carlão! conversou com Adrianny Prata.

Adrianny também apresentou uma das estrelas da companhia: o touro MR Prata 788 2i, vulgo general, cujos filhos têm se destacado no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), da ABCZ. Segundo ela, os pecuaristas procuram o sêmen do animal tanto para padronizar o rebanho, quanto para uso comercial.

Assista o Fala Carlão! especial sobre o touro general

Ainda deu tempo de mostrar a vacada comercial da Prata, que é terminada a pasto com suplemento nutricional Fosbovi 20 da DSM Tortuga.

Dê uma olhada na boiada pronta para o abate: (https://youtu.be/o4mJAbFIjJI)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com