Grupo Publique edita Sumário de Touros Senepol 2017

A Publique Editora é a responsável pela edição de mais uma importante ferramenta ao selecionador da raça Senepol, o Sumário de Touros Senepol-PMGS/Geneplus.

Lançado no dia 6 de setembro pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) em parceria com a Embrapa Gado de Corte, o documento traz como novidade a adição das características de Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Peso ao Nascer para o ranqueamento dos touros do Sumário.
Segundo o pesquisador de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, houve um aumento significativo em toda a base de dados utilizada para gerar o Sumário de Touros 2017. “O número de registros válidos das características avaliadas teve crescimento médio de 50% em 2017, em comparação à versão de 2016. Trata-se de uma ótima notícia para os criadores da raça, visto que significa maior qualidade nas informações disponíveis para a condução de seus trabalhos de seleção.”, explica Menezes.
O documento foi desenvolvido a partir informações de progênies nascidas no período de 1980 a 2016 que, depois de submetidas às devidas análises de consistência, totalizaram 100.028 animais com registros válidos, sendo 1.138 touros, 22.574 matrizes e 76.316 produtos (41.724 machos e 34.592 fêmeas). No total, 78 fazendas fizeram parte do Programa nesta edição.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCB Senepol Júnior Fernandes, os sumários são ferramentas que dão suporte ao selecionador nos procedimentos de seleção, descarte e acasalamentos necessários, para que se possa alcançar o progresso genético pretendido.”A raça tem diferenciais fundamentais para continuar crescendo e ferramentas de seleção como o Sumário de Touros são importantes nesse processo”, afirma.
Condutor do projeto, Gilberto Menezes agradeceu o empenho do presidente do Grupo Publique, Carlos Alberto da Silva, e de sua equipe para elaboração do sumário.
“Parabéns pela qualidade do trabalho e seriedade. Fiquei muito feliz em trabalhar com vocês e espero ter novas oportunidades”, afirmou.
Para Carlão da Publique, o trabalho reforça ainda mais os laços entre o Grupo e a raça. “O Senepol é um dos nossos principais cases, a história da Publique se mistura com a da raça no Brasil e queremos que continue assim por muito tempo”, afirmou.