Semex amplia atuação no mercado com a oferta de serviços integrados

Com o desafio de elevar a produtividade do rebanho bovino para ampliar sua competitividade nos mercados globais de carne e leite, o Brasil terá de investir cada vez na intensificação do sistema de produção e em melhoramento genético. Os números do mercado de genética mostram que isso já vem ocorrendo, mas precisa ser acentuado. Entre 2010 e 2015, as vendas de sêmen bovino no Brasil tiveram 50% de aumento, ultrapassando mais de 12,6 milhões de doses comercializadas, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).

Para 2016, o segmento espera um crescimento moderado, como ocorreu no ano anterior. A Semex Brasil, que representa no país a maior central de inseminação do mundo, a Semex Alliance, trabalha com a estimativa de atingir 15% de crescimento este ano. Para isso, aposta na oferta de outros serviços essenciais para a execução dos programas de melhoramento genético das fazendas. A Semex Brasil faz parte atualmente do Grupo Semex, que congrega ainda a central de coleta de sêmen Tairana, a de embriões Cenatte e a empresa de produtos e equipamentos SRC Supply. “O grupo trabalha com o conceito de ser uma fonte desoluções em genética, prezando pela excelência em inovação. Na Semex Brasil trabalhamos com mais de 90 representantes em todo o país, que oferecerem consultoria técnica diferenciada em manejo, nutrição e genética, além de uma renomada bateria de touros.”, garante o diretor-presidente do Grupo Semex, Nelson Eduardo Ziehlsdorff.

O empresário catarinense, que também é presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, foi o responsável pela guinada da Semex no mercado nacional, colocando a central entre as quatro maiores do país. Vindo da área de logística, Ziehlsdorff começou a atuar no agronegócio no final da década de 1.990, quando passou a criar Jersey junto com o pai. Em 2006, em negociação com a Semex Alliance, adquiriu a Semex Brasil, cuja sede foi transferida de Jundiaí/SP para Blumenau/SC em 2008. Desde então, a central vem ampliando sua área de atuação no país contanto com uma extensa bateria de touros provados de raças taurinas e zebuínas (corte e leite). Além da sede em Santa Catarina, a empresa tem estande fixo nos parques de exposição de Uberaba/MG e Esteio/RS. O relacionamento com os produtores também tem sido ampliado por meio das participações em feiras agropecuárias. Em 2016, a Semex já participou de 82 exposições, registrando várias conquistas de prêmios em julgamento de filhos/filhas dos touros da bateria Semex.

Para ampliar a malha de operação no setor, Ziehlsdorff comprou em 2012 a central de coleta de sêmen Tairana, localizada em Presidente Prudente/SP. A empresa, fundada em 1973, conta com uma estrutura para atender 130 touros e banco de sêmen com capacidade de armazenamento de 500 mil doses. O programa Padrão Ouro de Qualidade conta com um rigoroso controle de qualidade, que segue padrões internacionais, em todo o processo de industrialização e congelamento do sêmen. Na parte voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de reprodução animal, a Tairana conta com a parceria com a empresa canandense L’Alliance Boviteq. Esse rigor na produção vem ampliando o alcance internacional da empresa, que hoje possui protocolo para envio de doses para diversos países, dentre eles: Costa Rica, Paraguai, Emirados Árabes, Colômbia, Bolívia e Vietnã. Sob a coordenação da gerente geral Tatiana Issa Uherara, a Tairana ainda atua na área de capacitação, contando com alojamento e refeitório para alunos dos cursos de inseminação artificial que ocorrem no local frequentemente.

Investimentos em reprodução, clonagem e equipamentos

Em 2013, Ziehlsdorff decidiu investir em outro ponto da cadeia e adquiriu a Cenatte Embriões, que atua no mercado há quase 30 anos. A empresa atua na área de biotecnologia da reprodução, contando com central de doadoras e receptoras, clonagem, congelamento de embriões para exportação, sexagem em ultrassonografia, superovulação, coleta, congelamento, transferência e descongelamento de embriões. Além da sede em Pedro Leopoldo/MG, a Cenatte tem centrais de receptoras em diversas localidades brasileiras e 14 franquias no Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica e México. Mesmo após a aquisição pelo Grupo Semex e Semex Alliance, a empresa continua sendo dirigida por seu fundador, Mucio Alvim.

Na área de equipamentos e produtos voltados para a pecuária, o Grupo Semex atua por meio da SRC Supply, empresa fundada por Nelson Ziehlsdorff. Com sede em Blumenau, a empresa reforça o portfólio de serviços dos representantes da Semex Brasil garantindo a comercialização de equipamentos para IA, identificação animal, hormônios, manejo animal, material para exposição, saúde animal, antígenos, dentre outros produtos.

Com exceção da SRC Supply, as demais empresas do Grupo Semex são em sociedade com a Semex Alliance. Na visão de Ziehlsdorff, essa parceria confere grande solidez aos negócios já que a multinacional é a única no mundo com unidades em todos os continentes e presente em 110 países, com centrais de coleta nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Hungria, Austrália e China. Ziehlsdorff faz parte do conselho da Semex Alliance, cuja sede está no Canadá e é composta pelas três maiores cooperativas de inseminação artificial canadenses, além de uma divisão responsável pelo gado de corte, a Semex Beef, nos Estados Unidos.

Sobre o Grupo Semex

Para gerenciar com eficiência todas as empresas do Grupo Semex, foram feitos investimentos na área de gestão, com cada uma delas atuando de forma integrada e com profissionais renomados no mercado de genética. Confira:

Semex Brasil (www.semex.com.br)

Diretor-presidenteNelson Eduardo Ziehlsdorff

Diretor Técnico: Claudio André da Cruz Aragon

Gerente de Produto Leite Tropical: Christian Milani Resende

Gerente de Produto Corte: Antonio Carlos Sciamarelli Júnior

Cenatte Embriões (www.cenatte.com.br)

Diretor: Mucio Alvim

Gerente de Mercado: Rodrigo Fiorani

Gerente do Programa Progressive: Flávio Junqueira

Tairana (www.tairana.com.br)

Gerente geral: Tatiana Issa Uherara

SRC Supply (www.srcsupply.com.br)

Diretor-presidenteNelson Eduardo Ziehlsdorff

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com