Instituto Alexa: o sonho que envolve os jovens!

Fundado em 9 de junho de 2010, o Instituto Alexa de Desenvolvimento Humano é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que tem como missão “Integrar educação e cultura para desenvolver consciência crítica e mobilizar crianças e adolescentes socialmente vulneráveis a adotarem ações práticas e efetivas de consumo consciente dos recursos ambientais”. Através de projetos, o Instituto atua em quatro dos 17 objetivos do milênio recomendados pela ONU: qualidade de educação, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção sustentável.

O termo ALEXA vai além da abreviação de Alexandre, significa ‘protetora da humanidade’ ou ‘aquela que afasta os inimigos’. Alexa é considerada uma variação germânica de Alexandra, nome derivado a partir do grego Aléxandros, que consiste na junção dos elementos aléxo, que quer dizer “repelir” ou “proteger”, e andrós, relativo à “o ser humano” ou “humanidade”.

O Instituto é a realização de um sonho de infância do empresário Alexandre Lacerda Biagi. Foi pela ótica deste visionário e instituidor, também presidente da Uberlândia Refrescos e da Alebisa Empreendimentos, que o Instituto Alexa desenvolveu os seus primeiros projetos na área social. Os primeiros passos foram dados mesmo antes de sua fundação, quando o Instituto era só uma ideia, ainda a ser constituída. As ações deste sonho eram realizadas em parceria com projetos organizados pela Uberlândia Refrescos e Alebisa Empreendimentos.

Com o crescimento e amadurecimento das propostas, desde 2017, o Instituto Alexa desenvolve suas ações por meio de dois projetos: ‘Espaço Alexa de Música’ e ‘2CONS – Consumo Consciente’. Em 2018, o Instituto Alexa adotou o Parque Estadual do Pau Furado, um dos mais expressivos da região, contribuindo na aquisição de equipamentos para a manutenção do parque, proporcionando a reabertura depois de quase dois anos fechado para visitação pública. Com uma área total de 2.186,85 hectares, abrangendo os municípios de Uberlândia e Araguari, o Parque é uma unidade de conservação e proteção integral, abrigando importantes remanescentes do bioma Cerrado.

A instituição faz da arte musical e cuidados com o meio ambiente um agente transformador capaz de oferecer novos desafios a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e seus parentes, sempre em parceria com associações e escolas da rede pública.

Seguem em anexo algumas informações sobre nossa trajetória e os links de nossas redes sociais.
https://www.youtube.com/channel/UC8C5bjJ-UUDoUYbbKaH_oQw
https://www.instagram.com/institutoalexa/?hl=pt-br