Lançamento da marca do PMGZ será destaque da ExpoGenética 2017

Em coletiva de imprensa, presidente da ABCZ anunciou novidades na programação da feira que acontece em agosto em Uberaba (MG)

Durante a ExpoGenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vai lançar a marca do PMGZ. Em formato de Z, o registro será feito na perna direita dos animais melhores avaliados no Programa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que recebeu a imprensa na sede da entidade para o lançamento oficial da 10ª edição da ExpoGenética. A coletiva também foi transmitida online para jornalistas de todo o país.

A feira acontecerá entre os dias 19 e 27 de agosto no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG) e contribui para o avanço do melhoramento genético de bovinos em todo o país, reunindo reprodutores de corte avaliados pelos principais programas de melhoramento genético. A abertura oficial está marcada para o dia 21 de agosto, às 08h da manhã.

Durante a entrevista, o presidente da ABCZ lembrou que em 2016, a ExpoGenética recebeu 700 animais e disse que a expectativa é manter este mesmo número de zebuínos expostos este ano. “Temos certeza que será um grande evento. Cerca de 90% dos pavilhões já estão fechados com a confirmação de 40 expositores”, ressaltou.

Na agenda de negócios estão 11 leilões oficializados, sendo que 7 (sete) deles serão realizados no Tatersal Rubico Carvalho. Além disso, teremos 1 (um) shopping de animais. Nos últimos anos, foram registrados consecutivos aumentos de faturamento dos leilões da ExpoGenética, visto, principalmente, esta época anteceder a estação de monta e favorecer os negócios. Em 2016, por exemplo, foram movimentados R$ 18,8 milhões, sendo a maior receita já registrada pela feira. “Este ano, esperamos manter a média de comercialização”, comentou Arnaldo Manuel.

Durante a feira, serão lançadas novas avaliações genéticas do Sumários de Touros do PMGZ Corte, da ABCZ. “Uma novidade é que, este ano, foram incluídas duas novas DEPs para raça Tabapuã: Área de olho de lombo e Acabamento de carcaça, características importantíssimas para a produtividade”, destacou o presidente, alertando que aequipe do PMGZ terá um estande no Parque Fernando Costa para atender os criadores e técnicos. Além disso, a ExpoGenética também será palco para a divulgação de Sumário pelos demais Programas de Melhoramento que participam oficialmente da feira técnica.

Na programação da feira estão: no dia 21 de agosto, uma mesa redonda com o tema “Evoluindo sem perder a adaptação/rusticidade. Já na terça-feira, dia 22 de agosto, os pesquisadores e membros do conselho do PMGZ Corte, Fabiano Fonseca (da Universidade Federal de Viçosa) e Fernando Cardoso Flores (da Embrapa Pecuária Sul) comandam uma mesa redonda sobre “Genômica: o que é, o que não é”. Eventos gratuitos e abertos a toda a comunidade.

Além disso, foi preparada uma extensa programação fechada para a equipe técnica da Associação. “Acreditamos que investir em qualificação profissional é investir no associado e no sucesso da pecuária brasileira”, garantiu o presidente da ABCZ. Confira mais novidades da ExpoGenética:

CONCURSO LEITEIRO DE FAZENDA
Essa é a segunda edição do torneio. As inscrições de matrizes podem ser feitas até o dia 27, próxima quinta-feira. Estamos trabalhando para fechar um grande número de criadores, visto a importância deste tipo de concurso que garante uma padronização de manejo na realidade do sistema de produção de leite nacional. Assim, possibilita a participação de mais produtores e dá dando oportunidade aos mesmos de comparar seus animais com outros criatórios.

PNAT
É durante a ExpoGenética que acontece a divulgação dos touros classificados pelo PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens). Em 2017, a expectativa é reunir no Parque Fernando Costa 70 reprodutores das raças Brahman, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocha, Sindi e Tabapuã. Este ano, tivemos uma inovação para a seleção de touros das Raças Nelore e Nelore Mocha, com a adoção do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar na FAZU, prova esta que está em andamento e com elogios de criadores e técnicos de todo o país. Para o próximo ano – 2018, será obrigatória a participação do Teste para todas as raças de corte.

PRÊMIO CLAUDIO CARVALHO
Durante a ExpoGenética 2017, acontecerá a 6º edição do Prêmio Claudio Carvalho, que valorizar as matrizes que se destacaram por sua eficiência produtiva e reprodutiva. As matrizes inscritas serão avaliadas por uma comissão formada por até cinco avaliadores, os quais poderão pertencer ou não ao quadro do CJRZ. Haverá premiação individual e por rebanho.

CONCURSO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Será realizado o 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos, promovido pela ABCZ Jovem. As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de agosto e o vencedor levará um prêmio de R$1 mil. Podem participar alunos ou ex-alunos de graduação em qualquer curso de ciências agrárias do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), sendo que para os ex-alunos é preciso ter concluído o curso superior em no máximo dois anos. O tema do Concurso é ‘Crescimento Sustentável – Soluções para Produção de Carne e Leite’, e os trabalhos precisam seguir linhas de pesquisas relacionadas à Registro Genealógico, Melhoramento Genético ou Utilização de Raças Zebuínas.

MÉRITO ABCZ EXPOGENÉTICA
Faremos a entrega do troféu Mérito ABCZ ExpoGenética a personalidades que contribuem para o avanço do melhoramento genético no país e para o crescimento do PMGZ. Receberão a honraria: o criador cujo rebanho tem alcançado destaque no PMGZ e no PNAT, João Carlos Di Gênio; o engenheiro agrônomo que trabalha no Escritório Técnico Regional da ABCZ em Cuiabá (MT), Cristovam Barbosa de Oliveira, que se destaca com trabalho de fomento do PMGZ Corte; a gerente do PMGZ Leite, doutoranda em Zootecnia-Genética e Melhoramento Animal pela UNESP/Jaboticabal, Mariana Alencar, pela dedicação ao programa da ABCZ; e o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos da Silva, que se empenha na promoção do melhoramento genético das raças zebuínas.
O artista plástico e também criador José Otávio Lemos está produzindo o troféu.

SALA DO ASSOCIADO
A ABCZ vai inaugurar a “Sala do Associado”. O local, equipado com computador, impressora e mobiliário, servirá de apoio para todos os criadores que passarem pela sede da entidade e quiserem trabalhar ou realizar reuniões. A estrutura vai funcionar dentro da área reservada à diretoria na sede da entidade, mostrando a valorização do associado pela atual gestão. A “Sala do Associado” levará o nome de Nenê Gomes (Domingos Alves Gomes), que foi diretor da ABCZ. A inauguração será no dia 22 de agosto, quando acontece reunião da diretoria. Na mesma data, será descerrada a foto do ex-presidente Luiz Cláudio Paranhos na galeria dos ex-presidentes da ABCZ.
Também serão homenageados, durante a ExpoGenética, os ex-diretores da Associação: Laerte Borges, (que dará nome à sala da Superintendência de Marketing), José Santiago Sabino de Freitas (que dará nome à sala da Superintendência de Administrativo-Financeira) e Romeu Lins Calheiros (que dará nome à sala da Superintendência Técnica).

TRATADORES
Assim como na ExpoZebu, os tratadores que forem trabalhar durante a ExpoGenética poderão se hospedar no Residencial ABCZ. Nós disponibilizamos esta semana o cadastro online para a organização da estrutura, sendo que os criadores deverão realizar a inscrição dos profissionais através da área de comunicações eletrônicas. No momento do cadastro, o criador já definirá os números do dormitório e da cama. Na área das comunicações eletrônicas, o expositor também irá encontrar o Manual do Tratador, que mostra normas da ABCZ a serem seguidas para estadia dos tratadores no residencial e Parque Fernando Costa, bem como as melhorias realizadas em prol do conforto desses profissionais.