Países procuram Genética Semex

A 89ª edição da ExpoZebu, encerrada no último domingo, 6, confirmou a demanda crescente no mercado mundial pela genética bovina brasileira. O Grupo Semex recebeu ao longo do evento pecuaristas de mais de 20 países interessados em adquirir sêmen e embriões das raças bovinas. Segundo o gerente de exportações do Grupo Semex, Mário Karpinskas, as raças leiteiras estão entre as mais procuradas pelos pecuaristas estrangeiros. “Cada vez mais estrangeiros têm vindo ao Brasil para conhecer as tecnologias oferecidas pela Semex que possam acelerar os ganhos genéticos de seus rebanhos. No caso dos pecuaristas da América Latina, a maior procura é pelas raças leiteiras tropicais, como o Gir Leiteiro e o Girolando, que conseguem manter boa produção mesmo em climas mais quentes”, diz Karpinskas.

A meta do Grupo Semex é elevar em 40% as exportações de sêmen e embriões em 2018. Para isso, a empresa tem investido cada vez mais em touros de alto valor genético. Quatro reprodutores da Bateria de Leite Tropical da Semex estão entre os primeiros colocados do Ranking Embrapa/ABCGIL divulgado durante a ExpoZebu. “Dentre eles, está o touro Atleta Cocho D’Água, que é o novo líder do Ranking com sêmen disponível. Ele tem PTA Leite 671,90 kg e é um touro que transmite beta-caseína A2A2 (não alergênica), muita estrutura corporal, comprimento de garupa e aprumos, aliados à boa pigmentação e ao racial”, diz Eduardo Fey, gerente de Marketing do Grupo Semex. Outro touro de destaque no Ranking é Otton FIV da Palma, que ocupa a 5ª colocação com sêmen disponível. Com PTA Leite 538,00 kg, o animal também é positivo para A2A2 e tem como diferenciais a transmissão às suas filhas de boa produção leiteira, bons úberes e um dos pedigrees mais reconhecidos pelo mercado: Sansão X Profana.

Durante a ExpoZebu, a Semex lançou o Catálogo de Corte Zebuíno 2018, também formado por touros com destaque nos programas de melhoramento genético, como é o caso do reprodutor Nelore REM Eggeu. Ele está entre os 10 primeiros colocados do Sumário de Touros do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas). Ele é Top 0,1% e tem iABCZ de 38,88 pontos. Quem passou pela Casa da Semex na ExpoZebu, também conheceu o recém-lançado programa UpGen, cujo objetivo é a produção de embriões com base na genética selecionada por grandes criatórios do País.  O UpGen é um lançamento do Cenatte Embriões.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com