Os lançamentos da Semex na Expozebu

Com a expectativa de receber 300 mil visitantes entre os dias 28 de abril e 6 de maio, na cidade de Uberaba/MG, a 84ª ExpoZebu terá o lançamento de várias tecnologias na área de genética bovina, tanto para a pecuária de corte como de leite. Entre as novidades que serão apresentadas está o Catálogo de Corte Zebuíno 2018, que trará opções de touros das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã e Sindi. São 55 reprodutores com avaliação genética positiva em vários programas de melhoramento genético (ANCP, Geneplus Embrapa e PMGZ) e com indicação de quais características têm melhor desempenho (fertilidade, rendimento de carcaça, acabamento, habilidade materna etc.). Todos foram selecionados com o objetivo de maximizar os ganhos genéticos nos rebanhos brasileiros e agregar maior lucratividade ao negócio.

Já para quem trabalha com pecuária leiteira, a Semex lançou recentemente o Catálogo Leite Tropical 2018, com novidades em várias raças, dentre elas Gir Leiteiro e Guzerá. Como a ExpoZebu recebe um grande número de pecuaristas estrangeiros, a genética ofertada nos dois catálogos deve ser alvo de interesse de muitas comitivas internacionais que passarão pela Casa da Semex, localizada no interior do Parque Fernando Costa, recinto da maior exposição de bovinos do mundo. “A exportação de sêmen está indo muito bem em 2018 e deve aumentar nos próximos meses, pois teremos grandes eventos internacionais, como é o caso da ExpoZebu e da Megaleite, em junho, em Belo Horizonte”, afirma o gerente de Produto Leite Nacional da Semex Brasil, Christian Milani Resende.

Outro lançamento do Grupo Semex durante a ExpoZebu será o programa UpGen, que possibilita a produção de embriões “personalizados” para suprir as demandas relacionadas ao melhoramento genético do rebanho. Lançado pela empresa Cenatte, em parceria com a canadense Boviteq e a central Semex Brasil, o programa trabalha com as melhores doadoras de grandes fazendas do País e com touros da Semex. Com isso, ao comprar um embrião, o pecuarista pode escolher quais características deseja introduzir em seu rebanho.

Na parte de tecnologias voltadas para a coleta de sêmen, os pecuaristas poderão conhecer, na Casa da Semex, os serviços desenvolvidos pela central Tairana, que está ampliando suas instalações para abrigar mais touros em coleta e tem a previsão de fechar o ano com 900 mil doses coletadas. A expectativa é de que na ExpoZebu a demanda pelo serviço de coleta da Tairana amplie, já que a feira terá a participação de grandes produtores de touros de diversas raças de corte e de leite do Brasil.

A Casa da Semex funcionará de 28 de abril a 6 de maio na ExpoZebu e terá, durante todo esse período, a presença de especialistas das três empresas que compõem o Grupo Semex – Cenatte, Semex Brasil e Tairana, para esclarecer as dúvidas dos visitantes.

Sobre a Semex Brasil – Há mais de 35 anos no mercado, o Grupo Semex carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen Semex Brasil, a central de coleta e industrialização de sêmen Tairana, a central de produção e prestação de serviço Cenatte Embriões e a SRC Supply, que comercializa equipamentos para Inseminação Artificial (IA) e saúde animal.