Pecuaristas ganham aplicativo para comercialização de gado

Disponível há cerca de 60 dias, plataforma contabiliza 5.500 downloads

Não é mais novidade para o produtor antenado às novas tecnologias, que está cada vez mais fácil comprar e anunciar com o surgimento de plataformas online. No mundo agro, café, insumos, frutos nativos são alguns dos produtos já disponíveis por meio desse sistema. Há cerca de 60 dias, o pecuarista que quiser vender ou comprar gado, pode contar com a ajuda do aplicativo webgados, que tem como garoto-propaganda uma figura de peso, o ator Tarcísio Meira.

Disponível para android e iphone, até o momento foram feitos 5.500 downloads. “Como pecuarista, encontrava dificuldades na comercialização de animais. Muitas vezes, viajava até o local e quando chegava lá, via que o boi não era aquilo que esperava. Então, surgiu a ideia de fazer essa ponte entre o produtor e o comprador”, conta Marcos Fernando Marçal dos Santos, fundador da webgados.

Aos 20 anos, estudante de Administração, Marcos diz que de sua ideia inicial até o lançamento da tecnologia passaram-se apenas quatro meses. “O aplicativo funciona como um classificados online. Além de dar mais visibilidade para o seu lote de animais, o produtor fará negócio sem intermediários e pagará menos por isso”, explica Santos.

Por meio de um cadastro que exige vídeo e fotos do lote de animais, além de informações técnicas e dados da fazenda, que passam por análise, o produtor faz o pagamento do anúncio (válido por um mês) pelo cartão de crédito. Para conferir os anúncios, os interessados também precisam preencher um formulário. “O negócio em si é feito de forma direta. A plataforma não se responsabiliza por qualquer tipo de transação. Somos ponte; facilitadores”, diz.

“Estamos criando um novo mercado e queremos nos consolidar. Para isso, estamos trabalhando com representantes espalhados por todo país que vão divulgar para os pecuaristas os benefícios dessa plataforma”, completa.

O Estado com mais downloads até agora é o Mato Grosso do Sul. Mas, segundo o fundador, há anúncios de todo o Brasil. “Até o fim deste ano, temos uma meta de alcançar 40 mil downloads”, confessa Santos.