Produção sustentável de proteína animal é debatida no GAF 2016

Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ, mediou debate sobre a importância e futuros da pecuária brasileira

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, moderou o painel sobre o futuro da pecuária brasileira e sua importância para o mundo no Global Agricultural Forum (GAF 2016), em São Paulo. Também participaram Luis Osvaldo Barcos, representante regional das Américas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Geraldo Bueno Martha Junior, coordenador-geral da Embrapa Labrex EUA, e Marcos Molina, presidente do Conselho Administrativo da Marfrig Global Foods. O tema central envolveu a discussão sobre os caminhos para a atividade aumentar sua presença global de maneira sustentável.

Para Marcos Molina, a pecuária brasileira precisa trabalhar em algumas frentes: aumentar o peso de carcaça, aumentar a taxa de lotação/ha, melhorar o sistema de controles e incentivar a ILP (Integração-Lavoura-Pecuária). “Hoje produzimos carne para todos os mercados, desde commodities até a carne de alta qualidade. Temos de levar tecnologia ao campo e ampliar o mercado de países que compram nossa carne. Estamos próximos de ser o melhor produtor global, mas precisamos integrar a cadeia produtiva por inteira”, comentou o presidente da Marfrig Global Foods.

O aumento da produtividade com sustentabilidade também esteve em pauta no painel. O coordenador-geral da Embrapa Labrex EUA, Geraldo Martha Jr, destacou a espetacular evolução do Brasil nessa área. “A produção pecuária do Brasil é resultado de área de pastagens e produtividade animal. A pecuária poupou mais de 500 milhões de hectares nas últimas décadas e o Brasil talvez seja a unica potência com mais de 60% do território preservado. A pecuária vem trilhando o caminho da sustentabilidade,  mas há espaço para fazer mais”, analisa Geraldo. O representante da OIE para as Américas, Luis Barcos, destacou o papel da instituição no controle das enfermidades na produção animal.

O GAF segue com sua programação até hoje. Os painéis e assuntos abordados podem ser vistos em: http://www.globalagribusinessforum.com

Fonte: ABCZ

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com