Publique na divulgação do Rally da Pecuária 2018!

As Revistas Senepol e AgroRrevenda, publicações do Grupo Publique, foram mídias convidadas para participar do anúncio das informações levantadas pelo Rally da Pecuária 2018, maior pesquisa privada sobre Pecuária do Brasil, organizado pela Agroconsult e Athenagro (novo nome da Agroconsult Pecuária), nesta quarta-feira, em São Paulo, na sede da Federação das Indústrias do Estado (FIESP). A expedição foi realizada entre os dias 18 de junho e 31 de agosto com sete equipes técnicas que visitaram 70 municípios em 11 Estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre), que respondem por 82% do rebanho bovino e 86% da produção de carne. Durante o percurso previamente planejado para cada equipe, os técnicos da expedição visitam, aleatoriamente, propriedades de pecuária e conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com os pecuaristas.

As equipes percorreram cerca de 60 mil quilômetros nos principais polos pecuários do Brasil. Produtores e técnicos de mais de 290 municípios compareceram aos eventos e oficinas ou foram visitados. A edição 2018 do Rally da Pecuária foi a maior em número de eventos e atividades, com 42 palestras para produtores, sendo 12 eventos oficiais e 30 oficinas de produtividade, encontros e debates organizados por patrocinadores e apoiadores regionais. Em três meses de viagens foram avaliados 158 pastos.

Dentre as principais informações reveladas, estão a melhoria da produtividade do segmento. No ciclo completo, o aumento médio foi de 23% entre os pecuaristas entrevistados durante a expedição em relação à 2017 – de 8,3 arrobas por hectare/ano para 10,3 arrobas/hectare/ano. Em cinco anos, a produtividade média do público avaliado durante o Rally aumentou 17%. Um quarto dos pecuaristas com melhores índices avançou 26% em igual período. Entre os entrevistados, a quantidade de animais terminados em confinamento será de 890 mil cabeças, um aumento de 9,5% em relação ao volume confinado em 2017. E chama a atenção a redução na adubação de pastagens este ano, quando comparada a 2017. Mesmo somando integração, adubação e reforma, é possível identificar uma piora nos tratos culturais dos pastos, o que implica em um gargalo nas fazendas.

O Rally da Pecuária, organizado pela Agroconsult e Athenagro – novo nome da Agroconsult Pecuária – é patrocinado por Corteva Agriscience™ – Divisão Agrícola da DowDuPont, JBS, OCP, Ourofino Saúde Animal, Phibro Animal Health, Santander e Amarok / Volkswagen.

A oitava edição ainda contou com apoio do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), Agrosatélite, Webmotors, SRB (Sociedade Rural Brasileira), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária), Abiec (Associação da Indústria Exportadora de Carne), Abag (Associação Brasileira de Agronegócio), GPB (Grupo Pecuária Brasil) e FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).