Revista AgroRevenda 74 está no ar!

Edição de número 74 destaca o assunto maior do Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV): distribuição é chave para o Agro Brasil e vive fase de fusões e incorporações.

O aporte internacional que vem ocorrendo no agronegócio verde e amarelo há cinco anos, com força concentrada em movimentação de fusões e aquisições na indústria, não é fenômeno que terminou. Só vai mudar de foco, com atenção máxima, a partir de agora, ao setor de distribuição de insumos agropecuários. A conclusão é de especialistas, autoridades e líderes empresariais que participaram do VIII Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), realizado em São Paulo, e é o destaque da reportagem de capa da Edição 74 da Revista AgroRevenda, publicação do Grupo Publique.

Os líderes do setor, que emprega mais de 50 mil profissionais e movimenta ao redor de R$ 50 bilhões ao ano, enfatizaram que o nosso Agro é responsável por 20% do volume financeiro de tudo o que é produzido no País. “São 90 bilhões de dólares em exportações e uma riqueza criada em torno de R$ 1,2 bilhão. Além de um crescimento de 13% no ano passado. Uma realidade que insere novas visões relacionadas à gestão e traz consigo um profissionalismo e processo de gestão necessários neste ambiente de intensa competição, com atores nacionais e internacionais. E a Distribuição é chave para o Agronegócio do Brasil. O segmento vai ter intensa fase de consolidação e fusões, como a que marcou a indústria do setor nos últimos anos”, analisou Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.

Na entrevista especial, dois executivos que comandam uma empresa com 101 anos de atividades. Marcelo Brunini e Urias de Souza falam do processo de modernização da UCBVet Saúde Animal e dos investimentos em pesquisa de novas moléculas. “Sentimos a necessidade de realizar uma grande reorganização. Primeiro, a empresa viu que era preciso modernizar o parque industrial. Foi o primeiro passo. O segundo é o desenvolvimento de novos produtos. Nossa participação de market share é interessante e precisamos de recursos financeiros para crescer, lançar novas soluções e conquistar mercado”, declarou Urias de Souza, Diretor Superintendente da UCBVet Saúde Animal.

O futuro do País foi outro tema da conversa com Marcelo Brunini, presidente da UCBVet. “O Brasil vai achar o seu caminho, de uma forma ou de outra, mas ainda vai demorar. Por outro lado, todas estas coisas que estão acontecendo no mundo vão chegar aqui como um tsunami revolucionário, e isso poderá acelerar os processos de mudança”, previu.

A edição estreia mais um espaço especial. A seção Perfil, que traz as ideias e a defesa do segmento por Adilson de Campos, presidente da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (ACIAGRI). “Nosso segmento precisa ser mais valorizado por todos os elos da cadeia produtiva. A distribuição de insumos é responsável por grande parte da assistência agronômica aos produtores, do fornecimento de crédito, do suprimento de informações essenciais à condução do negócio agrícola, principalmente informações de mercado e advento de novas tecnologias apresentadas, palestras e dias de campo”, argumentou.

A AgroRevenda traz, ainda, a cobertura completa dos eventos GAF 2018 e Festão Agross. Em São Paulo, O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, lançou a marca “Brazil Agro Good for Nature”, uma espécie de selo de qualidade e proteção dos produtos agropecuários do País.

O anúncio foi feito durante a abertura da quarta edição do Global Agribusiness Fórum 2018, promovido pela Datagro Consultoria e que reuniu quase dois mil participantes, entre profissionais, autoridades, executivos, produtores, além de ministros da agricultura de nove países (Brasil, Austrália, Panamá, Moçambique, Togo, Gana, Botswana, Zimbábue e Etiópia), embaixadores de cinco nações (Índia, Bangladesh, El Salvador, Tailândia e China) e representantes dos cinco continentes.

A nova marca é um rótulo que vai ser fixado nos produtos exportados. Por meio de um QRCode, os consumidores poderão assistir a vídeos gravados no Brasil em cinco idiomas. “A ideia é criar confiança entre produtor e consumidor. É uma marca do Brasil. O mundo precisa saber que nós produzimos sem agredir o meio ambiente. Muitas empresas e entidades já possuem marcas, mas esta é oficial, do País. E faz parte da nossa estratégia geral de aumentar nossa participação no mercado agropecuário mundial de 7% para 10%, o que significa quase 40 bilhões de dólares a mais”, justificou Blairo Maggi.

Em Jaguariúna, Luiz Rossi Neto, da AgRoss Insumos Agrícolas, mais uma vez reuniu parceiros, clientes e indústrias no já tradicional Festão AgRoss, que, neste ano, entrou na 9ª edição e se vestiu de “Festa da Rússia”, aproveitando a motivação da Copa do Mundo de Futebol.

Confira, também, um material especial sobre os bons e produtivos exemplos dados pelas revendas agropecuárias da União Europeia. E as matérias e os artigos com análises e dicas para o agrodistribuidor: ANDAV discute com MAPA finanças e tributos na distribuição de insumos agropecuários. As oportunidades e os desafios do Trade Marketing nas Revendas Agropecuárias. Como trabalhar melhor e aproveitar nossos ‘homens no campo’?

E mais: os espaços e lançamentos das principais indústrias do segmento, as notícias de mercado e das empresas, e as principais perspectivas para o Agronegócio do País.

Sobre o Grupo Publique – O Grupo Publique é uma empresa especializada em criar soluções sob medida para o negócio de clientes com foco no Agronegócio brasileiro. Há 30 anos,  a companhia produz conteúdo para publicações próprias, como a Revista AgroRevenda, a Revista Senepol e a Newsletter Semanal Publique News. Presta Consultoria em Marketing, publica revistas, jornais, livros e produtos editoriais customizados, como o Noticiário Tortuga I DSM. Promove Eventos, Palestras e Atividades de Relações Públicas, oferece Assessoria de Imprensa e Marketing Digital, mantém Banco de Imagens e trabalha como Agência de Propaganda no planejamento de campanhas e gestão de marca. O Grupo também atua na comercialização  e na captação de patrocínios para eventos, leilões e dias de campo.