Semex apresenta novos touros na Exposição Nacional de Gir Leiteiro

Com um extenso calendário de eventos pelo Brasil, a raça Gir Leiteiro prepara-se para a 19ª edição da sua exposição nacional, a Expogil. O evento acontece de 24 a 30 de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, e deve contar com a participação de quase 300 animais nas competições de julgamento e no concurso leiteiro.

A feira receberá visitantes do Brasil e de diversos países da América Latina interessados em adquirir material genético da raça. De acordo com o gerente de Produtos Leite Tropical da Semex Brasil, Christian Milani Resende, o Brasil hoje é referência mundial no Gir Leiteiro, inclusive na Índia, que é o berço da raça. “A demanda por sêmen de touros Gir Leiteiro vem crescendo, especialmente com a entrada de novos animais provados todos os anos no mercado. Só contratamos para a bateria nacional da Semex reprodutores com os melhores pedigrees e que tenham sido aprovados na Pré-Seleção de Touros para o Teste de Progênie da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL.”, esclarece.

Oito touros acabam de ser contratados pela Semex para a Bateria 2017 da raça, sendo que sete deles são da 8ª Pré-Seleção, cujo resultado foi divulgado em maio deste ano, e um da sexta edição. São eles: Capricho Novo Horizonte, Faraó FZD Lumi, Gigante FIV Alambari, Harim FIV Alta Estiva, Monarca da Badajós, Nefer FIV Salobo, ICH Nel e Real Silvânia. Durante a Expogil, o gerente de Produtos Leite Tropical da Semex apresentará aos visitantes os novos touros contratados e como utilizá-los no rebanho para alcançar excelentes resultados nos acasalamentos. “O Gir Leiteiro também é muito usado nos cruzamentos para a formação do Girolando, raça que está consolidada para a produção de leite nos Trópicos. É extremamente importante ressaltar que o sucesso do Girolando se deve aos criadores que vêm fazendo o serviço de casa por meio dos acasalamentos entre os melhores touros Gir Leiteiro e as melhores matrizes Holandesas.”, destaca Christian Milani Resende, que receberá os visitantes da Expogil na casa fixa da Semex no interior do parque, próximo à pista de julgamento.

Sobre o Grupo Semex

O Grupo Semex, há mais de 35 anos no mercado, carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen Semex Brasil, a central de coleta e industrialização de sêmen Tairana, a central de produção e prestação de serviço Cenatte Embriões e a SRC Supply, que comercializa equipamentos para IA e saúde animal.