Semex na Itaipu Rural Show 2019

Entre as novidades que serão apresentadas está o programa de estratégia genômica Elevate, desenvolvido para identificar as fêmeas de maior qualidade genética.

A agenda de exposições pecuárias já começou e a 21ª edição do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho/SC, será um dos primeiros eventos de 2019. Considerada uma das principais feiras do estado de Santa Catarina, a Itaipu Rural Show mostrará as inovações de vários segmentos do agronegócio aos visitantes que passarem pelo centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.  Para os produtores rurais que trabalham com pecuária, algumas novidades focadas no melhoramento genético bovino serão apresentadas. “O pecuarista está constantemente em busca de novas ferramentas que sejam capazes de aperfeiçoar seu rebanho e, durante a Itaipu Rural Show, poderá conhecer o programa de estratégia genômica Elevate, desenvolvido para identificar as fêmeas de maior qualidade genética. O programa fornece os valores genômicos de mais de 100 características, todas ligadas à produção, saúde e tipo dos animais e à imunidade”, destaca Fábio José Reckziegel, Regional da central de inseminação Semex Brasil em Pinhalzinho.

A Itaipu Rural Show 2019 será a primeira exposição pecuária em que a empresa apresentará o programa, cujo funcionamento é totalmente automatizado, por meio de um aplicativo exclusivo, eliminando a necessidade de o produtor rural usar papéis ou planilhas para armazenar ou acompanhar os dados dos animais. Quem passar pela Casa da Semex no evento, ainda poderá conhecer diversas outras soluções tecnológicas voltadas para a pecuária de corte e de leite. “A Itaipu Rural Show é um momento em que o pecuarista aproveita para se informar sobre os touros com melhor avaliação genética e aproveitar as promoções para adquirir doses de sêmen”, diz Fábio.

A Semex fechou 2018 com aumento de 16,34% nas vendas de sêmen e projeta um crescimento de 30% para 2019. Durante o evento, a empresa também fará o lançamento do protocolo Fertility First, criado para garantir extrema qualidade às doses de sêmen comercializadas pela central.

Por ser uma das principais feiras que abre o calendário de 2019, a Itaipu Rural Show servirá como um importante termômetro para o mercado pecuário no ano. A expectativa do setor é que haja a retomada do crescimento, com desempenho superior a 2018. “Temos a expectativa de que 2019 será um ano de recuperação do preço do leite, o que permitirá ao produtor inseminar mais o rebanho, melhorando a sua eficiência de produção e gerando um incremento na rentabilidade da atividade. Em 2018, apesar do ambiente de oscilação dos preços de leite pago ao produtor no decorrer do ano, o mercado de genética foi positivo”, esclarece Fábio.

A Itaipu Rural Show ainda contará com palestras sobre suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, técnicas de ordenha, pastagens, práticas de silagem, plantas medicinais, cultivares de milho, soja, feijão e plasticultura, entre outras, todas com técnicos nos respectivos estandes dos expositores. A programação também contará com uma feira ranqueada das raças Jersey e Holandês e uma exposição de máquinas, equipamentos e diversos produtos agropecuários. O acesso ao parque é gratuito.

Sobre a Semex – O Grupo Semex, há mais de 35 anos no mercado, carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen Semex Brasil, a central de coleta e industrialização de sêmen Tairana, a central de produção e prestação de serviço Cenatte Embriões e a SRC Supply, que comercializa equipamentos para IA e saúde animal.

Fonte: Assessoria de Imprensa