Grupo Publique

Setor leiteiro do Brasil é apresentado em conferência na Europa sobre os desafios do Brexit

A indústria de laticínios em vários países enfrenta uma série de desafios, que vão desde a diminuição do consumo e da produção, a desvalorização dos produtos lácteos até o ambiente político turbulento. Na Europa, a saída do Reino Unido do bloco econômico (Brexit) vem trazendo incertezas para os produtores rurais e especialistas do setor. Este assunto foi tema central de uma conferência realizada este mês de janeiro na cidade de Glasgow, na Escócia, entre os dias 15 e 17, pela empresa de inseminação artificial Semex do Reino Unido. O evento contou com palestrantes de várias nacionalidades, tanto da Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Estados Unidos e Brasil.

A proposta foi dar uma visão global de mercados, custos, desafios, sistemas de produção e perspectivas em áreas fora da Europa. A experiência do Brasil e de outros países da América do Sul foi apresentada aos participantes da conferência pelo médico veterinário e especialista em gado de leite da Semex Brasil, Claudio André da Cruz Aragon. Foram abordados os principais desafios e potencias do setor, a situação desses países perante o mercado global, novas tendências, distribuição geográfica da produção de leite, além dos impactos de clima e política sobre a produção leiteira.

No caso do Brasil, a expectativa é de que 2017 seja um ano de recuperação, com a redução dos custos de produção por conta da queda nos preços do milho. Caso se confirme o aumento dos preços internacionais, as atenções devem se voltar para o mercado interno. ”O evento foi de primeira classe. Palestrantes renomados, informações de grande interesse sobre o momento atual e perspectivas para o futuro próximo, além de ótimas palestras sobre temas técnicos. Foi extremamente interessante ver em detalhes os grandes desafios que os produtores do Reino Unido estão atravessando e irão atravessar com o Brexit e analisar como isso irá afetar os produtores do Brasil. Claramente temos uma oportunidade de aprender com a situação que estão atravessando e com certeza terá impacto nos preços mundiais.”, diz Aragon, que possui mais de 30 anos de atuação na pecuária leiteira e é conhecido internacionalmente como um dos mais respeitados profissionais de sua área.

Sobre o Grupo Semex

Grupo Semex, há mais de 35 anos no mercado, carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen Semex Brasil, a central de coleta e industrialização de sêmen Tairana, a central de produção e prestação de serviço Cenatte Embriões e a SRC Supply, que comercializa equipamentos para IA e saúde animal. Com exceção da última, as demais empresas fazem parte da Semex Alliance.