Grupo Publique

Sucesso da live ‘Nelore e outros zebuínos’!

Um mergulho informativo e de boas histórias sobre o gado zebuíno, animais Nelore, outras raças, melhoramento, seleção, entidades históricas como Instituto de Zootecnia (IZ), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP). Quase cem anos de trabalho científico e manejo pela Pecuária do Brasil, responsável pelo maior rebanho mundial e as maiores exportações de carne bovina do planeta.

Estas foram as principais marcas desta noite de terça-feira, durante a conversa on line que marcou o lançamento do livro “Nelore e outros zebuínos – Avaliação visual, criação e manejo”. A obra foi escrita por Fausto Pereira Lima e a filha Maria Lúcia. O evento foi realizado nas plataformas do programa Fala Carlão e no youtube. Participaram da interação Eduardo Biagi, o ‘Duda Biagi’, e Luis Otávio Pereira Lima, da Carpa Serrana. Além de Marcelo Baptista de Oliveira, CEO da Agro Maripá.

O livro tem quase 400 páginas, divididas em uma rápida biografia dos autores e uma parte de história natural com abordagens em Biologia e Arqueologia, que sugerem a existência da Zootecnia, em moldes rudimentares, há 17 mil anos, na França e, ainda, desde o tempo dos faraós, quando era feita a seleção para manter o rebanho mocho, além de um extenso conteúdo técnico sobre a utilização de avaliação visual na seleção de raças.

O título traduz e sintetiza o conteúdo científico, que indica as correlações das estruturas físicas e dos sinais de desenvolvimento dos animais com as características que expressam virtudes zootécnicas e vantagens econômicas.

O livro foi editado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep) e teve o apoio das empresas Carpa e Protege. “Fui criado em uma época em que existiam poucos recursos para mensuração de desempenho. Aprendi a ver as diferenças nos bovinos, a notar as marcas no corpo de cada um deles. Assim, julgávamos se vacas e touros eram adequados para produção. Foi uma experiência entre dois profissionais que pensam no mesmo sentido, com foco na melhoria da produção. Minha filha me ajudou muito com as viagens de estudo que fez pela Europa e aos Estados Unidos”, falou Fausto Pereira.

A obra é parte do legado dos dois cientistas que dedicam a vida para contribuir com o melhoramento genético de raças bovinas e de rebanhos. E, também, a orientar e indicar os caminhos de evolução de uma das mais importantes atividades econômicas do País. “Meu pai e eu tivemos carreiras distintas, apesar do nosso entrosamento. Nós dois trabalhamos no Instituto de Zootecnia (IZ). Depois que eu voltei do meu pós-Doc nos Estados Unidos, nós dois fomos convidados, em 2014, para dar palestras diferentes em um mesmo evento. Nesta época, montamos juntos as nossas palestras e nunca mais paramos de produzir juntos, sempre focados em melhorar a produtividade do gado e o lucro, mantendo o bem-estar dos animais”, confirmou Maria Lúcia.

Fausto Pereira Lima é engenheiro agrônomo formado na ESALQ/USP, doutor em Agronomia pela mesma instituição, trabalhou e dedicou muito anos da sua carreira atuando como jurado de animais em exposições. Trabalha com melhoramento, criação e manejo, tendo publicado muitos artigos e capítulos de livros.

Maria Lúcia Pereira Lima é engenheira agrônoma formada na ESALQ/USP, doutora em Produção Animal e pós-Doc em Bem-Estar Animal e Manejo na Universidade do Colorado/EUA, onde estudou com a professora Temple Grandin. Foi pesquisadora do IZ e da APTA durante 25 anos.