Grupo Publique

Touros do PNAT terão sêmen avaliado pelo Laboratório ASBIA BIO

Pela primeira vez, os animais da raça Nelore que participam do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) estão sendo submetidos ao Teste de Eficiência Alimentar. Os 89 touros participantes da prova, que tem como objetivo identificar animais de bom ganho de peso e baixo consumo de alimentos, passarão por exame andrológico e de ultrassonografia de carcaça.

Todas as análises de sêmen para verificação de qualidade e congelamento serão realizadas pelo Laboratório ASBIA BIO, que é conduzido pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) em parceria com a empresa BIO Biotecnologia Animal. “Uma avaliação andrológica bem realizada permite identificar possíveis animais inférteis ou com subfertilidade adquirida. Por isso, essa análise é de fundamental importância na seleção de touros que entrarão em reprodução, como é o caso dos participantes do PNAT, já que permite excluir os animais com patologias congênitas. O exame andrológico permite maximizar os resultados de prenhez tanto em uma estação de monta quanto em uma cobertura dirigida.”, explica o médico veterinário e gestor do laboratório Maurício Peixer.

Para avaliar com precisão as doses de sêmen dos touros PNAT, será feita uma análise computadorizada por equipamentos de última geração, que permitem um diagnóstico mais preciso da motilidade e da concentração do sêmen. Os resultados do PNAT serão divulgados durante a ExpoGenética 2017, feira que acontecerá de 19 a 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

Análise de sêmen de várias espécies- Além dos touros do PNAT, o Laboratório ASBIA BIO vem realizando o serviço para testes de progênie de outras raças bovinas. Uma delas foi a Pré-seleção de Touros da raça Gir Leiteiro finalizada este ano. Segundo o presidente da ASBIA Sérgio Saud, já estão sendo estudadas parcerias com outras associações de criadores para que as análises de sêmen das provas de desempenho oficiais dessas entidades ocorram no laboratório. “Os serviços de análise de amostras de sêmen também estão disponíveis para todos os criadores que tenham dúvidas sobre a qualidade do sêmen armazenado na fazenda e gostariam de avaliá-lo, antes de sua utilização, em um programa de IATF ou FIV, por exemplo.”, explica Saud.

O Laboratório ASBIA BIO ainda realiza análise de sêmen de suínos, cães, ovinos e equinos e está estrategicamente localizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba, cidade que é considerada o principal polo de genética do Brasil.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique
(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 9.7081.0561 – larissa@publique.com – com Larissa Rodrigues
(11) 9.8839.1991 – renato@publique.com – com Renato Ponzio
(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique