Semex contrata 6 touros Girolando do Teste de Progênie

Para atender a demanda por touros leiteiros avaliados, seis novos reprodutores Girolando que acabam de ser aprovados para o 19º Grupo do Teste de Progênie da raça foram contratados pela central de inseminação Semex Brasil. Os animais já foram encaminhados para a Central Tairana – que integra o Grupo Semex e está localizada em Presidente Prudente/SP – para coleta do sêmen codificado e comercialização.

De acordo com Christian Milani Resende, gerente de Leite Nacional Semex, os touros contratados apresentam muita consistência em seus pedigrees, pois são filhos de consagrados reprodutores da Raça Holandesa, como: Doorman, Meridian, Mccutchen e Brandnick e de matrizes consagradas do cenário nacional. “Estamos fortalecendo assim o compromisso de ofertar o melhor da genética aos nossos clientes.”, ressalta.

Antes de seguirem para a fase de coleta de sêmen para o Teste de Progênie, os touros participaram da 5ª Prova do Pré-Seleção de Girolando e foram avaliados em relação ao peso e escore corporal, andrologia, congelamento e descongelamento de sêmen, capacidade de serviço (libido), morfológica de tipo funcional e temperamento. Participaram da Pré-Seleção, em Uberaba/MG, 69 animais, sendo que 40 foram aprovados. O resultado foi divulgado no dia 18 de abril durante Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). A Pré-Seleção e o Teste de Progênie são realizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando em parceria com a Embrapa Gado de Leite.

Conheça os touros contratados pela Semex:

  • JEL Rancho Grande Matheus Doorman TE 3/4 (Doorman X Curiosa R. Grande 10.896kg)
  • ICH Nelo Mccutchen 3/4 (Mccutchen X ICH Canela Teatro 18.279kg)
  • ICH Naquim Bradnick 3/4 (Bradnick X ICH Graça Teatro 17.605kg)
  • Draco RCJ Doorman RC do Moinho 5/8 (Doorman X Bianca Sansão FIV JJC 7.041kg)
  • RC Fantastico Meridian RC do Moinho  5/8 (Meridian X Fantástica Teatro FIV TS Muquem 7.419kg)
  • Sheik Meridian FIV Rancho Tunim 5/8 (Meridian X Olinda Terra Vermelha 9.218kg)