UCBVET protege pets de pulgas e carrapatos

Com formulação exclusiva, Durafect também protege os cães contra a Leishmaniose.

Pulgas e carrapatos podem acabar com o sossego do seu pet – e da família toda!  Extremamente resistentes, eles são capazes de ficar “escondidos” em frestas de pisos, madeiras, gramas, tapetes, carpetes e até na própria caminha dos animais de estimação. E sua presença não apenas incomoda e ameaça os pets, como também pode causar as chamadas zoonoses, que são as doenças típicas dos animais que podem ser transmitidas aos seres humanos.

Insetos minúsculos, as pulgas são pequenos parasitas conhecidos por sua excepcional capacidade de pular – acima de 1.000 vezes seu próprio peso, 75 vezes sua altura e 25 vezes seu comprimento. Elas se alimentam do sangue de seus hospedeiros e podem permanecer no animal por mais de 100 dias. A partir do quarto dia, as fêmeas começam a colocar os seus ovos e, se o ciclo não for interrompido, a infestação no animal torna-se extremamente incômoda e maléfica à sua saúde. Infestações severas podem causar anemia, principalmente em filhotes.

Em busca de “hospedeiros”, os carrapatos se fixam nos cachorros e, após quatro dias, iniciam a cópula. As fêmeas se tornam ingurgitadas entre seis e 50 dias, quando, então, podem abandonar os cães, começando a postura, que dura até 29 dias, depositando de 4.000 a 5.000 ovos cada. A postura é feita em frestas, debaixo de pedras, folhas secas ou até na cobertura dos canis, já que as fêmeas conseguem escalar até quatro metros de altura. Em quatro dias, começa a eclosão dos ovos. Em grupo de milhares, as larvas recomeçam o processo. Os carrapatos adultos são muito resistentes e podem sobreviver até 580 dias sem hospedeiro. Além de causar grande irritação e desconforto nos animais, os carrapatos podem transmitir doenças aos pets e aos seres humanos, que podem ser graves ou até fatais, como babesiose e erlichiose.

“Um combate eficaz ao carrapato e às pulgas inclui aplicações mensais de ectoparasiticidas nos cães, concomitantemente com o tratamento no ambiente que os animais frequentam. As populações de pulgas e carrapatos adultos que se encontram nos animais representam apenas 5% do total; os demais 95% da população estão no ambiente em forma de ovos ou larvas de pulgas, ou ovos, larvas e ninfas de carrapatos”, explica a médica-veterinária Karina Kowalesky Gabarra, gerente de marketing de Animais de Companhia da UCBVET, empresa brasileira de medicamentos veterinários para animais de produção e pets.

Para tratar ao mesmo tempo os animais e o ambiente em que vivem, a UCBVET lançou um produto inovador: o Durafect, pipeta antiparasitária para cães. “O Durafect chega ao mercado com um diferencial muito importante porque, além de proteger contra pulgas e carrapatos, também previne a Leishmaniose. Além disso, existe um componente na formulação, a fluazurona, que faz o controle de pulgas e carrapatos no ambiente, interferindo no ciclo reprodutivos desses parasitas, evitando que o animal seja recontaminado”, observa Karina Gabarra.

Outra vantagem: o Durafect é um medicamento spot on, ou seja, basta abrir a pipeta e espalhar o seu conteúdo sobre a pele do animal. “Essa forma de aplicação evita o estresse causado por outros tipos de administração, como comprimidos e injeções”, afirma Karina Gabarra.

O Durafect  possui cinco apresentações, abrangendo desde os cães pequenos, com menos de 4 kg, até os maiores, com 60 kg, para atender aos mais diversos tipos de porte dos animais. “Assim, a dose fica certinha no momento da aplicação”, acrescenta a gerente da UCBVET. “Com o uso do Durafect, além de tratar dos seus pets, você também está cuidando da família inteira, porque ele previne as zoonoses. Então, o animal vai ter mais liberdade para passear onde ele quiser, junto com a família. Vai estar sempre protegido e não vai trazer doenças para dentro de casa”, destaca.

Sobre a UCBVET – Fundada em 1917, a indústria farmacêutica centenária UCBVET atua em todo o território nacional e exporta para países da América Latina, África e Oriente Médio. Possui uma unidade industrial em Jaboticabal e uma unidade de negócios em Ribeirão Preto, ambas no interior de São Paulo. Sua equipe é composta por profissionais altamente qualificados, incluindo  médicos-veterinários, farmacêuticos, químicos, biólogos e zootecnistas. Atualmente, tem no portfólio 57 produtos em 106 apresentações, destinados ao tratamento de cães, gatos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves. São antimicrobianos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos, reconstituintes orgânicos, endectocidas, endoparasiticidas, ectoparasiticidas e hormônios. Mais informações em www.ucbvet.com.