Zootec 2017 reforça a identidade profissional do zootecnista

O XXVII Congresso Brasileiro de Zootecnia terminou na última quarta-feira (24). Considerado o principal evento do setor no país, o Zootec 2017 reuniu quase dois mil congressistas em Santos (SP).

Para o presidente da Comissão Organizadora, Celso Carrer, o evento superou as expectativas de todo o corpo diretivo. “Diversos congressistas nos parabenizaram pelo conteúdo das palestras, dos debates e pela organização em si”, revelou.

Carrer agradeceu, também, aos parceiros e fez uma referência especial ao lançamento da revista Zootecnia Brasileira, editada pela Editora Publique, braço Grupo Publique. “A publicação é um registro do atual momento da zootecnia brasileira, da trajetória de sucesso de diversos profissionais e da própria Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ)”, afirmou Celso Carrer.

A presidente da ABZ, Célia Carrer, afirmou que o Zootec 2017 cumpriu seu objetivo de auxiliar o estudante na transição da academia para o mercado de trabalho. Segundo ela, anualmente cerca de dois mil novos zootecnistas se formam no país. “A zootecnia brasileira conta com um quadro expressivo de mais de 35 mil profissionais que vêm se destacando em várias frentes, seja no ensino, na pesquisa, nas empresas ligadas ao agronegócio, na extensão rural, nas entidades conservacionistas ou no âmbito governamental. Temos uma identidade profissional e uma força de trabalho que colocamos à disposição para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.

Contudo, mesmo com o crescimento, os zootecnistas anseiam em ver, cada vez mais, o reconhecimento pela sociedade dos relevantes serviços que prestam ao país.

“Não nos serve mais a tutela que retira nossa autonomia e cerceia o pleno exercício das nossas competências profissionais. Queremos órgãos de representação que de fato se preocupem em nos bem representar e a nos tratar com todo o respeito que merecemos e que conquistamos pela nossa capacidade, dinamismo e superação”, afirmou Célia.

Além dos workshops e palestras, o Zootec sediou também, encontros de docentes de zootecnia, o I Leilão Zootec, a competição de startups do agronegócio Ideas For Zootec e o Curso de cortes especiais oferecido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) com o mestre parrillero argentino Daniel Mansour.

A próxima edição do Zootec será em Goiânia (GO).