Zootec 2017 tem programação ampla e diversificada

O XXVII Congresso Brasileiro de ZootecniaZOOTEC 2017, maior e mais amplo evento da zootecnia no país, que acontece de 22 a 24 de maio, em Santos (SP), contará com uma diversificada programação.

O período da manhã será destinado a palestras magnas com personalidades de notório saber sobre inovação e empreendedorismo, papel do zootecnista no atual contexto socioeconômico brasileiro, produção sustentável e produção de alimentos com erradicação da fome.

No dia 23 (terça-feira), a partir das 10h30, José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês), ministra a palestra “Produção de alimentos e a erradicação da fome no mundo: o que o futuro nos reserva.”

Nela, abordará os esforços e medidas para fortalecer a governança global da segurança alimentar, em direção à erradicação da fome. Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de subnutrição em todo o mundo.

Graziano é licenciado em Agronomia e Mestre em Economia e Sociologia Rural pela USP, doutor em Ciências Econômicas pela UNICAMP, tem pós-doutorados no University College of London e University of California, Santa Cruz e trabalha em segurança alimentar, desenvolvimento rural e questões agrícolas há mais de 30 anos. Na FAO, tem enfocado o trabalho em torno da erradicação da fome, produção sustentável, redução da pobreza rural, fortalecimento de sistemas alimentares eficientes e inclusivos, e aumento da resiliência de comunidades rurais.

Paralelamente, a programação do Zootec prevê uma apresentação do Vice-Presidente de Alimentação Sustentável da WWF, Carlos Saviani.  Zootecnista formado pela Universidade de São Paulo (USP), Saviani lidera os esforços da organização para promover a produção e consumo sustentável de carne, frutos do mar e produtos lácteos. Na palestra “Produção Sustentável”, ele vai abordar a atuação da WWF nesse campo e discutir os avanços obtidos na sustentabilidade da pecuária e os futuros desafios do setor. No dia 24 (quarta-feira), o professor Dr. Mário Hamilton Villela, considerado um dos pais da zootecnia no Brasil, ministra a palestra magna “O Zootecnista no atual contexto da realidade socioeconômica brasileira”.

Ele abordará a evolução da profissão no Brasil desde o seu início na década de 1960 até os dias atuais. Atualmente, há mais de 100 cursos e 35 mil profissionais formados no país.

Vilella foi um dos responsáveis pela criação do primeiro Curso de Zootecnia, no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na cidade de Uruguaiana (RS), no ano de 1966. Este fato ocorreu 13 anos após a primeira proposta curricular para um Curso de Zootecnia ter sido elaborada.

No período da tarde, o Zootec 2017 terá uma extensa gama de palestras e simpósios, com renomados palestrantes. A lista completa pode ser acessada aqui

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Ézio Gomes da Silva, a programação diversificada e os debates desenvolvidos podem trazer benefícios para a toda agropecuária nacional.

“Diferentemente dos demais eventos da área da Zootecnia, o ZOOTEC sempre se desenvolve sob uma ampla temática que permeia cada atividade planejada, de tal forma que as posições e debates resultem em propostas concretas que são convertidas em atos e ações junto ao poderes públicos, lideranças políticas, órgãos e entidades relacionadas”, afirma.

Em sua 27ª edição, o ZOOTEC será realizado no Mendes Convention Center, em Santos (SP).

Maiores informações e inscrições podem ser feitas pelo site

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com