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Congresso ABMRA mostra produtor jovem e profissional

O produtor rural brasileiro está ficando mais jovem, melhorando a formação profissional e gosta de atuar no segmento, principalmente por causa da tradição da família no negócio. E ainda mantém a televisão ‘aberta’ como principal veículo de comunicação, apesar de usar cada vez mais os equipamentos conectados à internet. Essas são algumas das respostas levantadas pela pesquisa que tradicionalmente traça o perfil do empreendedor rural do Brasil. Que foram mostradas no 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), que foi realizado no dia 14 de setembro, no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo. Com o tema “A Comunicação como Agregadora de Valor e Condutora da Boa Reputação do Agro”. “Foram mais de três mil entrevistas pessoais, em 16 estados, retratando lavradores e pecuaristas de quatorze cultura e quatro rebanhos”, contou  Marcelo Claudino, Consultor Senior da S&P Global – Commodities Insight.

O Congresso também apresentou os resultados da pesquisa que examinou o que a população pensa sobre o agronegócio, numa pesquisa com mais de quatro mil entrevistados. “Um ponto interessante foi que as palavras mais citadas foram altamente positivas, como alimento e plantação. O que é uma boa notícia. Por outro lado, 33% da população são mais distantes do agronegócio. E a maioria é de jovens”, comentou Paulo Cesar Rovai, Consultor e Professor da ESPM. As duas marcas mais lembradas foram JBS e Aurora.

O Congresso apresentou cinco painéis que vislumbram uma visão macro dos benefícios da comunicação multiplataforma em todas as etapas, do briefing, passando pelas validações, peças e divulgação ao mercado. Os painéis ‘O Valor da Imagem e da Reputação Para uma Marca’; ‘Qual o Perfil do Produtor Rural e o que Pensa a População sobre o Agro’; ‘Agregar Valor aos Produtos para Fortalecer os Produtores e o Agro’; ‘Na Era do Digital, a Importância do Cross Mídia’, e ‘Na Comunicação Tudo é Possível, Mas Nem Tudo Convém’.

A Plataforma AgroRevenda é Apoiadora de Mídia do evento. “Estamos debatendo temas que ajudem a elevar a imagem do Agro. Mostrando conteúdos que ajudam as empresas a se comunicarem melhor com os produtores rurais e com todos os demais elos da cadeia produtiva. Há muitos desafios para levar as mensagens certas para os vários públicos”, explicou Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).

Destaque, ainda, para duas palestras internacionais, com dois exemplos que mudaram a história de importantes cadeias produtivas. Stephen James, diretor do projeto ‘Got Milk’, da Associação dos Produtores de Leite da Califórnia (EUA), contou a história desta campanha veiculada desde 1993 e que foi responsável pelo sólido crescimento do consumo de leite nos Estados Unidos.

Outro caso é ‘Avocados From Mexico’, tradicional anunciante do Super Bowl, a final do futebol norte-americano, em que cada comercial de TV de 30 segundos custa em torno de US$ 5,5 milhões (cerca de R$ 29 milhões). Ivonne Kinser, vice-presidente de marketing do ‘Avocados From Mexico’, falou sobre os fundamentos desse projeto de comunicação e de propaganda, que levou a marca a um patamar não imaginado.

“O Congresso é dirigido a profissionais de comunicação e marketing das empresas, agências, instituições privadas e públicas e veículos de mídia. A programação é intensa e diversificada e foi elaborada para impactar os participantes com visões e insights que servirão como inspiração para a construção de grandes e exitosas estratégias de comunicação”, complementou Liliane Bortoluci, Diretora da ABMRA e responsável pelo Congresso.

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