Grupo Publique

Plataforma Fala Carlão e as Raças do Brasil no MAPA

A Plataforma Fala Carlão acompanhou nesta semana, em Brasília (DF), a audiência concedida pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes, a 23 associações de criadores de Bovinos, Equinos, Bubalinos, Caprinos e Ovinos do Brasil inteiro. Eles discutiram a necessidade de modernização da legislação brasileira referente às atividades do registro genealógico e outras atribuições que são responsabilidades das entidades.

O encontro foi uma iniciativa da presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) e reuniu vários líderes das mais importantes raças do país. Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE); Bernardo Santana de Vasconcellos, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Simental e Simbrasil; Caio Rossato, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos; Guilherme Jatene, presidente do Conselho Técnico Deliberativo da Associação dos Criadores de Bonsmara; Marcelo Toledo, presidente do Conselho Técnico Deliberativo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Hans Groenwold, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Itamar Netto, presidente da ABCB Senepol, e Celso Menezes, Superintendente Técnico da Associação.

A audiência foi articulada por Marcílio Magalhães, Superintendente Executivo do MAPA em Minas Gerais. “Estamos muito esperançosos depois dessa reunião. O ministro foi muito solícito e entendeu as razões e a urgência das nossas reivindicações. Também quero enfatizar a importância da participação de todas as associações. A união vai fazer a força e agora mãos à obra, trabalhar. É um momento histórico e positivo para a pecuária brasileira, para todas as raças. O Brasil é o celeiro do mundo e temos que produzir alimentos de forma cada vez mais rápida. Dar velocidade à genética e produção. É o nosso lema. Precisamos disto”, convocou Itamar Netto.

“Gostei muito do que vi, li e ouvi. Dos dez pontos, sete são objeto de instruções normativas, que está dentro do Ministério, e dois são objetos de Projetos de lei. Faremos o que for possível para avançar o segmento e ajudar as associações a evoluírem ainda mais. Foi uma boa reunião. E temos o compromisso de andar rápido, modernizar algo que ficou para trás por causa da velocidade extrema da Genética da Pecuária”, prometeu o ministro Marcos Montes.

 

plugins premium WordPress